Novidades no bairro de São José

Totalmente abandonado durante os primeiros anos de gestão – a Praça Dom Vital até lembrava um lixão – o entorno do histórico Mercado de São José passou por reforma, e  seis ruas e suas calçadas estão melhores para a circulação de automóveis e pedestres. Durante mais de três anos aquela região esteve tão detonada, que fazia até vergonha levar um visitante para conhecer o mais antigo mercado público do Brasil ainda de pé. O qual, aliás, também está precisando de uma boa e cuidadosa reforma.

O Mercado e seu entorno são áreas de atração turística e valor histórico. E é nas ruas ao seu redor que se concentra o comércio tradicional e popular do centro. Toda a região esteve em petição de miséria, inclusive a Praça Dom Vital, que vivia tomada de lixo  e entulhos. Mas sua revitalização já foi concluída e inclusive mostrada aqui no #OxeRecife, no final do ano passado. Executada pela Emlurb, a intervenção contemplou a acessibilidade da praça (que conta  agora com cinco rampas), paisagismo (recomposição de alegrete e colocação de grama), recuperação de todo o piso e dos 14 bancos; melhorias na iluminação, pintura geral, e recuperação do monumento de Dom Vital e da estátua de Liêdo Maranhão. A obra executada na Dom Vital teve um custo de R$ 62 mil. Tomara que agora a manutenção seja sempre efetuada, para evitar-se que o local chegasse – como chegou – ao fundo do poço.

No final de 2019, a Praça Dom Vital, em frente à Basílica da Penha, já passara por reforma: bem melhor do que antes.

Na Praça, houve dias em que o acúmulo de lixo era em montanhas. Uma vergonha! No entorno do Mercado de São José mal se consegui andar. Além de cheias de buracos, as calçadas eram ocupadas por ambulantes e o pedestre era obrigado a andar pelo meio da rua, colocando a vida em risco. Não estive ainda no local depois da reforma, mas de acordo com a Prefeitura, foi investido um total de R$ 900 mil na recuperação do pavimento original, na revitalização da praça e das calçadas e também na instalação de iluminação de LED. A pavimentação mudou para melhor, pois foi retirada a camada de asfalto (que nada tem a ver com a tradição do local) e as ruas voltaram a ter o piso original em paralelepípedos.

Além da camada de asfalto, foram retirados – também – pisos de diversas padronagens, que eram das barracas que foram eliminadas da frente do Mercado de São José. Ganharam pavimentação à antiga as ruas que contornam o Mercado e a Praça Dom Vital, assim como continuação das ruas das Calçadas, Praia, Padre Muniz, Porão e Travessa do Macedo. A requalificação do entorno do mercado foi possível depois de ordenamento do comércio informal, realizado pela Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc).  Até o momento, foram concluídos os passeios nos dois lados do entorno do Mercado (Praça Dom Vital – trecho 1: entre a R. José de Ribamar e R. Padre Muniz; Trecho 2: entre a R. Padre Muniz e R. do Porão) e no terceiro trecho do entorno, localizado entre a R. da Praia e a Praça. Em alguns trechos, além da ampliação do passeio, foi realizado serviço de drenagem. Duas passagens elevadas para a acessibilidade dos pedestres estão sendo construídas.

Leia também:
Praça Dom Vital de roupa nova
Praça Dom Vital parece um ninho de rato
Praça Dom Vital em petição de miséria
Praça Dom Vital fica pronta esse mês
O Recife leva banho de Salvador no quesito limpeza
Nova paisagem em São José
São José e Santo Antônio ganham livro: viagem por quatro séculos de história
Bairro de São José: o Haiti não é aqui
O belo e detonado Bairro de São José
Minha tarde no Olha! Recife (1)
Minha tarde no Olha! Recife
Cine Glória: Art Nouveau e decadência
Cine Glória agora é Lin-Lin 

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Letícia Lins e Andréa Rego Barros / PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.