Mais Vida nos Morros: Lagoa Encantada em evento internacional

Um dos programas mais interessantes da gestão municipal no Recife –  o premiado Mais Vida nos Morros (leia-se Tullio Ponzi) – foi selecionado para representar o Brasil  no V Fórum Internacional de Intervenções Urbanas, um dos mais importantes eventos sobre cidades da América Latina. A indicação foi feita pela instituição Ocupa Tu Calle, do Peru. O  evento, que tem como tema Território e Comunidade,  ocorre a partir das 18h dessa terça-feira (25/8) no site da organização (https://ocupatucalle.com/fiiu5/). No caso do Recife será mostrada a experiência da comunidade de Lagoa Encantada, que fica no bairro popular do Ibura.

O evento conta também com uma série de exposições de coletivos e instituições do mundo que realizam intervenções em espaços públicos, com encontro e intercâmbio entre iniciativas cidadãs, organizações sociais, academia e instituições públicas e privadas da América Latina. Do ponto de vista do planejamento urbano cidadão, o evento vai falar sobre as diferentes abordagens e processos de intervenção no espaço público, a fim de transformar as cidades de forma justa, equitativa, sustentável e participativa. O Mais Vida nos Morros é uma experiência criativa, que já beneficia 45 comunidades do Recife, entre elas Burity, UR-1, Vasco da Gama, Pedra Bonita, Sítio São Braz e Morro da Conceição.

Lagoa Encantada, no Ibura, virou case de intervenção urbana e será mostrada às 18h de hoje em evento internacional.

Para o Secretário Executivo de Inovação Urbana do Recife, Tullio Ponzi, a participação do programa Mais Vida nos Morros é essencial para aprender e compartilhar o que vem sendo feito em Recife. “É mais um importante reconhecimento que consolida o Recife como referência mundial em urbanismo social”, diz. Urbanismo social, eis a questão.  “Depois de quase 5 anos do programa, agora participamos de eventos como esse para aprender, mas também para compartilhar”, acrescenta o idealizador do Mais Vida nos Morros. 

O programa é um dos destaques da atual gestão pelo seu aspecto inovador, porém só o tempo mostrará se ele tem sustentabilidade.  Vamos aguardar e ver o que acontece. Pois  a intervenção urbana, se é social, não deve se limitar apenas ao aspecto físico.  Por exemplo, até que ponto as comunidades incluídas no programa passaram a ter maior geração de renda, acesso a crédito para pequenos negócios ou foram treinadas para atender a eventuais turistas? Sim porque, coloridos, os morros despertam, claro, a curiosidade de visitantes. Alguns ficaram realmente bem bonitos. Mas como as populações locais podem usufruir melhor disso tudo?  O Mais Vida nos Morros  já recebeu premiações da ONU-Habitat, o The Child in The City International Seminar, o mais importante seminário que reúne especialistas do mundo todo para debater sobre crianças e cidades sustentáveis.  social.

Leia também:
Mutirão mega no Mais Vida nos Morros
Mais Vida nos Morros ganha prêmio
CurioCidades: o Recife turístico e afetivo de 40 fotógrafos
Nova fase para o Mais Vida nos Morros
Barco, caminhada e Mais Vida Teimosa
Centro do Recife precisa de mais vida
Laboratório da Paz transforma morros
Alto Sustentável completa cinco anos
Alto José Bonifácio está mais colorido
Morros começam a ganhar hortas
Troque uma muda por uma ideia
Mais Vida nos morros do Vasco
Que tal turismo nos morros coloridos?
ONU de olho no Mais Vida nos Morros
Túlio Ponzi e o Mais Vida nos Morros
A paisagem colorida do Córrego do Jenipapo
Mais Vida nos Morros se amplia
Praça alegre colorida na Mário Melo 
A rua também é nossa
Culinária sustentável: Iguarias com cascas de banana, bagaço de coco
O lixo que virou lixeira
A democrática mais vida teimosa
Centro precisa de “Mais vida”

Serviço:
O quê: V Fórum Internacional de Intervenções Urbanas
Tema: Território e comunidade
Participação do Recife: Case Lagoa Encantada, no Programa Mais Vida Nos Morros
Quando: Hoje (25/08), às 18h
Onde: Link para assistir: https://ocupatucalle.com/fiiu5/ 

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Secretaria de Inovação Urbana / Divulgação / PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.