Prefeitura desativa leitos e mortos pela Covid-19 chegam a 7 mil em PE

O Prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB) anunciou hoje a desativação do maior hospital de campanha providenciado pela gestão municipal durante a pandemia: o Hospital Provisório do Recife (HPR) 2, erguido no bairro dos Coelhos. Disse que tomou a iniciativa, por conta da tendência de queda nos indicadores da Covid-19 na capital, o que vem ocorrendo  – segundo ele – nos últimos 90 dias. Os equipamentos médico-hospitalares retirados dos leitos desativados nos hospitais de campanha municipais estão sendo levados para outras unidades que serão entregues pela Prefeitura do Recife este ano, como o Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (Estância).

Promessa de campanha eleitoral, o Eduardo Campos está em fase final de construção e exigiu investimentos de R$ 25 milhões. Segundo a Secretaria de Saúde do Recife, ele terá capacidade para 8 mil consultas por mês, 700 internações e 500 cirurgias. Além dele, as unidades que herdarão materiais dos hospitais de campanha são:  Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPAE) do Ibura, assim como para as maternidades municipais Bandeira Filho (Afogados), Arnaldo Marques (Ibura) e Barros Lima (Casa Amarela). Cem camas dos hospitais de campanha também substituirão cem outras das casas de acolhimento institucional de idosos da Prefeitura.

Hospital da Pessoa Idosa Eduardo Campos herdará leitos desativados dos hospitais de campanha da pandemia.

Outra parte dos materiais ficará temporariamente guardada em galpões para caso a curva epidêmica volte a subir e a Secretaria de Saúde do Recife identifique que é necessário abrir mais leitos municipais. Esperamos que esse material não se transforme em sucata, caso não seja aproveitado durante a pandemia. A população agradece o seu racional aproveitamento. Sabemos, por exemplo, que entidades privadas fizeram um grande mutirão para recuperar respiradores que estavam quebrados, no início da pandemia no Brasil. Os cálculos de grupos que trabalhavam na recuperação dos equipamentos indicavam que mais de 3 mil estariam quebrados nos hospitais de todo o país.

“Nós chegamos à menor taxa de ocupação das UTIs, somando os leitos da Prefeitura e do Governo do Estado. Hoje 63% desses leitos estão ocupados. Nos hospitais de campanha da Prefeitura, nós temos 124 pacientes em UTI, sendo apenas 46 do Recife. E já chegamos a 90 dias de redução nos casos graves de covid-19 e nos óbitos em nossa cidade. Por isso a gente vai dar prosseguimento à reorganização da rede emergencial”, explicou GJ. Em julho, há haviam sido desativados 90 leitos de uma das enfermarias no Hospital Provisório Recife 2, nos Coelhos. “Agora nós vamos desativar a segunda enfermaria e também as UTIs. Esse hospital, a partir de amanhã, não receberá mais novos pacientes, que serão encaminhados para outros hospitais da rede. A Prefeitura do Recife permanece com 242 leitos de UTI ativos porque a pandemia não acabou”, frisou Geraldo Julio.

Boletim parcial divulgado no final da manha pela Secretaria Estadual de Saúde mostra que chegou a 7.008 o número de óbitos provocados pelo novo coronavírus em Pernambuco. Destes, 38 foram confirmados nas últimas 24 horas. Também foram confirmados 601 novos casos da infecção, aumentando para 105.982 o número oficial de pacientes que foram contaminados pelo novo coronavírus no Estado.

Leia também:
Covid-19 em Pernambuco: quase 105.400 infectados
Pernambuco ultrapassa 100.000 casos da Covid
Recife tem 80 dias de queda da Covid
Máscaras podem virar caso de polícia
Com 93.373 infectados, Pernambuco flexibiliza no Agreste
PE tem 91.523 infectados e 72 por cento dos pacientes do Recife são de fora
Gabinete de enfrentamento à Covid mantém flexibilização
Suspeita na compra de respiradores
Nova normalidade com muita inspeção
Serviço de Samu desacelera
PE: Nova normalidade
Os divertidos ursos da pandemia
Pandemia: infectados são 78.509 em Pernambuco
Covid-19 em queda no Recife
Banho de mar e quiosques liberados em Boa Viagem
Infectados passam de 70.000 em Pernambuco
Pandemia: a volta dos restaurantes, academias e partidas de futebol
Casos graves da Covid-19 estão em 180 municípios de Pernambuco
Covid-19 em queda: Recife desativa 300 leitos
Infectados são 65.129
Covid-19 já infectou mais de 62 mil em Pernambuco

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Andrea Costa Rego / Divulgação/ PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.