Fiocruz-PE: Pesquisa abre caminhos contra o novo coronavírus

Cientistas da Fiocruz em Pernambuco realizaram o sequenciamento genético de 39 genomas do novo coronavírus (SARS-CoV-2) que circula no estado. A investigação prossegue com o objetivo de alcançar um total de 100 genomas sequenciados, 60 dos quais já vêm sendo esmiuçados, o que permitirá mapear com mais precisão o espalhamento viral e o momento em que o vírus entrou em Pernambuco.  Com esse trabalho, são produzidos dados genômicos importantes que servirão como base para não só para entender os os padrões de espalhamento viral, como para facilitar o desenvolvimento de vacinas e o acompanhamento de sua efetividade junto à população local. O estudo também abre caminho para a busca de medicamentos eficazes para a Covid-19.

Os resultados estão sendo disponibilizados para pesquisadores de todo o mundo. O projeto, liderado pelo pesquisador Gabriel Wallau, utilizou o sequenciador de DNA de alto desempenho do Núcleo de Plataformas Tecnológicas (NPT) da instituição. O estudo é realizado com a colaboração do Lacen (Laboratório  Central  do Estado) e de profissionais da Universidade Federal de Pernambuco. A partir de amostras coletadas no início da pandemia no estado, a pesquisa identificou pelo menos duas introduções de linhagens europeias e a transmissão comunitária entre os diferentes cidades de Pernambuco, onde a forma grave da doença já aparece em 183 dos 184 municípios. Também foi investigada a transmissão comunitária em estados vizinhos.

Pesquisadores da Fiocruz-PE vão sequenciar uma centena de genomas do coronavírus: estudo prossegue.

Os pesquisadores concluíram que algumas linhagens se originaram de países europeus e provavelmente chegaram ao estado através de passageiros infectados que adquiriram o vírus naquele continente. Observaram também que o vírus se espalhou rapidamente devido à circulação de pessoas entre os diversos municípios do estado e para outras unidades da federação. A maioria das variantes virais encontradas pelo estudo já foram detectadas como predominantes em várias partes do mundo.  “As linhagens contendo algumas mudanças ao longo do genoma se tornam prevalentes, se sobrepondo às demais”, explica o pesquisador Gabriel Wallau.

Entretanto, estudos mais aprofundados são necessários para avaliar o impacto dessas variantes no processo de infecção viral e no desenvolvimento da doença na população humana. “Essas são as primeiras sequências do genoma das linhagens do novo coronavírus circulando em Pernambuco a serem disponibilizadas em banco de dados internacional (GISAID), para que pesquisadores no mundo todo tenham acesso aos nossos dados, o que contribui para o avanço das pesquisas a nível mundial, uma importante contribuição do Estado de Pernambuco” complementa o pesquisador que coordena o estudo.

Nessa quinta-feira, foram registrados 1.074 novos casos da Covid-19 em Pernambuco. Agora, o número de infectados pela pandemia no Estado chega a 101.395. Destes, 77.361 são de casos leves. Foram confirmados, também, mais 70 óbitos. Ou seja, 6.828 vidas perdidas para a pandemia n Estado.

Leia também:
Pernambuco ultrapassa 100.000 casos da Covid
Recife tem 80 dias de queda da Covid
Máscaras podem virar caso de polícia
Com 93.373 infectados, Pernambuco flexibiliza no Agreste
PE tem 91.523 infectados e 72 por cento dos pacientes do Recife são de fora
Gabinete de enfrentamento à Covid mantém flexibilização
Suspeita na compra de respiradores
Nova normalidade com muita inspeção
Serviço de Samu desacelera
PE: Nova normalidade
Os divertidos ursos da pandemia
Pandemia: infectados são 78.509 em Pernambuco
Covid-19 em queda no Recife
Banho de mar e quiosques liberados em Boa Viagem
Infectados passam de 70.000 em Pernambuco
Pandemia: a volta dos restaurantes, academias e partidas de futebol
Casos graves da Covid-19 estão em 180 municípios de Pernambuco
Covid-19 em queda: Recife desativa 300 leitos
Infectados são 65.129
Covid-19 já infectou mais de 62 mil em Pernambuco
Liberadas atividades esportivas individuais
Pandemia em queda no Recife mas não há motivos para descuidar
Pernambuco tem mais de 40 mil curados e Covid-19 está em “queda”
PE tem 58.107 casos
Pernambuco tem 57.089 infectados, flexibilização congelada e Agreste preocupa
População do Recife recebe 100.000 máscaras

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto:  Fiocruz/ Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.