Shopping centers ampliam horários

Depois de tanto tempo fechados e de reabertura com funcionamento reduzido por conta da pandemia, os shopping-centers da Região Metropolitana avançam mais a nessa segunda-feira. É que o Plano de Convivência com a Covid-19 estabeleceu que eles podem funcionar de 10h às 20h,  a partir de hoje, 27 de julho. Sem, no entanto, descuidar dos protocolos de segurança. Todos estão mantidos e são obrigatórios.

Em Pernambuco, os shopping-centers foram fechados no dia 21 de março último, quando foi decretada a necessidade de isolamento social, imposta pelo avanço da pandemia. No período, suas s lojas  – inclusive  as das praça de alimentação – passaram a funcionar no sistema de delivery. Depois, avançaram para a coleta (quando o cliente pode apenas pegar mercadoria). Ao todo, foram mais de 90 dias com esses centros de compra fechados.

Apesar do avanço, o horário ainda é inferior ao praticado antes da pandemia, quando o expediente nos centros de compra se estendia das 10h às 22h. O Governo de Pernambuco acredita que, ampliando o horário, haverá concentração menor de clientes  do que com o expediente reduzido. Ao #OxeRecife, Plaza Shopping e Tacaruna – ambos na Zona Norte – informam que o horário será das 10h às 20h, de segunda a sábado. Mas que aos domingos, continuará das 12h às 20h. As praças de alimentação seguem o mesmo expediente. No Plaza Shopping, o ponto de coleta (piso E1) continua funcionando das 12h às 20h, de segunda a sábado. Isto para atender aos consumidores mais cautelosos, que temem se expor a algum tipo de contágio pelo novo coronavírus.

Os centros de compras também atualizarão e ampliarão a capacidade de clientes por loja. Segundo determina o Plano de Convivência com a Covid-19, o limite nas lojas passa a ser de uma pessoa a cada 10 metros quadrados, o dobro da tolerância anterior.  “Todas as medidas de higienização e de segurança adotadas na reabertura dos centros de compras e nas praças de alimentação continuarão a ser seguidas para garantir a proteção dos clientes, funcionários e lojistas”, informam. Pernambuco tem quase 20 shopping centers. Juntos, somam 3.100 lojas, e geram cerca de 60 mil empregos diretos.

O último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde informa que já chega a  88.466 o número de pessoas infectadas em Pernambuco, dos quais 1.714 foram registrados nas últimas 24 horas em todo o estado. Dos 88.466, 25.740 ocorreram no Recife que, no início, era considerado o epicentro da pandemia. Nas últimas 24 horas, 53 óbitos tiveram confirmação de que foram provocados pela Covid-19. Com isso, o total de vidas perdidas devido à infecção chega a 6.352, dos quais 2.084 no Recife. E 65.177 pessoas estão recuperadas da doença em Pernambuco. Destas, 21.299 no Recife.

Leia também:
Os ursos da pandemia
Os abraços dos ursos e outros abraços
Liberados bares, restaurantes e praças de alimentação: horário reduzido
Com shopping centers fechados Dia das Mães vai ser no delivery
Pandemia: Plaza Shopping muda marca e alimentação fica no Delivery
Ovo de Páscoa não deu para quem quis
Ovos da Páscoa em tempos de pandemia
Ovos da Páscoa chegam em casa
Pratos para a Páscoa sem fazer esforço
Pandemia: Plaza Shopping muda marca e Praça de Alimentação fica no Delivery 
Covid-19 em queda no Recife
Banho de mar e quiosques liberados em Boa Viagem
Infectados passam de 70.000 em Pernambuco
Pandemia: a volta dos restaurantes, academias e partidas de futebol

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação / Plaza Shopping

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.