Festa do Carmo tem “lives” de shows

Tradição de 324 anos, a Festa de Nossa Senhora do Carmo tem, também, seu  lado profano como acontece com a maior parte dos outros eventos religiosos. Orações, novenas, missas, procissões sempre ocorrem ao lado de programação que inclui festa de rua – com parques de diversões – e shows de artistas populares. Mas esse ano, devido à Covid-19, a Padroeira do Recife não terá procissão nem conta com palco armado, para apresentações de cantores no Pátio do Carmo, no bairro de Santo Antônio. Mas a Festa da Padroeira teve a programação cultural reestruturada, e haverá shows musicais sim. Mas tudo virtual. E a partir dessa segunda-feira (13/7).

A transmissão ocorrerá nas mídias sociais.  As lives ocorrem, sempre, às 21h, com programação mais enxuta do que em tempos comuns. Nessa segunda, quem se apresenta é sanfoneiro Dudu do Acordeon. Na terça-feira (12), é a vez da cantora Irah Caldeira.  E a programação musical segue até a próxima quarta-feira, dia 15, com o show do Padre Damião Silva. Todas as apresentações vão ocorrer a partir das 21h através do canal de mídia www.youtube.com/user/freivicenteoc e das redes sociais www.facebook.com/tvcarmelo, www.instagram.com/basilicadocarmorecife e www.instagram.com/tvcarmelo.

Também houve ajuste no horário da Santa Missa de Encerramento, que vai ser rezada às 9h no próximo dia 16, devido à agenda do Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.  Até a véspera da Festa (15), as Santas Missas estão sendo rezadas às 7h, 10h, 12h e 15h. Já às 19h, são rezadas as celebrações do novenário até o próximo dia 14 e no dia 15 de julho, a cerimônia conhecida como vésperas solenes. No dia dedicado a Nossa Senhora do Carmo, 16 de julho, os horários das Santas missas sofreram ajuste. Assim, as primeiras cerimônias vão ocorrer às 5h e 7h. A Missa Solene de Encerramento vai ser rezada às 9h. A antecipação em uma hora visa atender a agenda do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido que vai presidir a celebração. Logo em seguida mais duas missas vão ser celebradas, às 12h e 15h. Os horários anteriores previstos eram às 5h, 8h, 10h, 13h e 16h.

Em 324 anos de festividades em honra a ‘Flor do Carmelo’, como também é conhecida Nossa Senhora do Carmo, esta será a primeira vez que não irá ocorrer a tradicional procissão com a imagem de Nossa Senhora do Carmo pelas vias próximas a Basílica. Este ano, a imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo vai ficar em cima de um altar que vai ser montado em frente à porta principal do templo, no dia 16 de julho. Todos os cuidados estão sendo tomados como medidas de prevenção a doença causada pelo novo coronavírus, entre eles a higienização dos bancos e dos pisos após cada cerimônia e do uso do álcool em gel que vai ser oferecido na entrada do Templo, além do uso obrigatório de máscara para todas as pessoas que vão entrar na Igreja, bem como na participação das celebrações. Como forma de controle de acesso a Igreja, está reservada a porta lateral esquerda para a entrada dos devotos e as duas portas laterais à esquerda para a saída.

Leia também:
#RecifeEmergênciaClimática (3), Covid e Festa do Carmo
Pandemia: Festa da Padroeira começa sem direito a procissão nem igreja cheia
Pandemia:  festa da padroeira sem procissão pela primeira vez em 324 anos
Pandemia:  Procissão de São Pedro sai sem cortejo, só com o andor
Procissão dos Santos Juninos: entre a esperança e a pandemia
Procissão dos Santos Juninos vai descer o Morro só como andor
Sinos novos na Basílica do Carmo
Sessão Recife Nostalgia: a coroação da Rainha do Recife
Silenciosa relíquia dos tempos de Nassau
Exposição conta a história da Rainha do Recife
O que há de inédito nessas fotos?
Procissão tem três tios elétricos
Festa religiosa movimenta o Recife
Com Hans, entre o barroco e o rococó
A menor igreja de Olinda?
Rua da Conceição e relíquias religiosas
Uma pérola na comunidade do Pilar
A Igreja sem história
Minha tarde no Olha! Recife (1)
Basílicas, palacetes, Brasília Teimosa
Pedra, mata e paz religiosa

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Festa do Carmo / Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.