Jardim do Baobá no vídeo da Portela

Depois da Rua do Bom Jesus, incluída entre as 31 das mais bonitas do mundo pela Revista Architectural Digest  (@archdigest), o Recife tem mais um motivo para se orgulhar. É que o icônico Jardim do Baobá aparece nas imagens de vídeo da Portela, que elegeu a árvore mágica como o tema do desfile da escola de  samba do Rio de Janeiro, em 2021. Até lá, esperamos que a pandemia do coronavírus já tenha sido superada e que todos possam, enfim, brincar o carnaval com tudo que o Rei Momo dá direito. E, claro, sob a proteção dos bons fluídos que essa maravilhosa árvore desperta a todos que dela se aproximam.

Maior campeã dos desfiles no carnaval do Rio de Janeiro – tem 23 títulos – quem sabe a Portela não vai arrematar mais um prêmio com tema tão mágico e tão lindo? A escola de samba divulgou a escolha para o desfile/2021 no início deste mês:  Igi Osè Baobá, que deverá contar a história e  retratar a simbologia dos baobás. Como se sabe, o baobá é tido como o maior colosso vegetal do mundo, um símbolo da  própria fortaleza. Pode sobreviver por cerca de 3 mil anos, havendo estudiosos que falam em até 6 mil.

No enredo – que será desenvolvido pelos carnavalescos Renato Lage e Márcia Lage – serão abordados diversos aspectos da árvore tão cara às populações da África, onde exerce várias funções. Que incluem desde matar a sede  e a fome das famílias de áreas rurais em tempos de estiagem até funcionar como cemitério de griôs (sábios das comunidades). E a Portela, pelo que se vê, não pretende deixar nada de fora. Deve abordar a ancestralidade, a religiosidade, identidade, memória. A presença dos baobás no Brasil também será abordada. Então, com certeza, Pernambuco não deve ficar de fora. Nem o Recife. Até porque as ligações do estado e da cidade com o baobá são muito profundas e afetivas. Onde tem um baobá, tem gente perto.

Que o diga John Rashford, Professor do Departamento de Antropologia e Sociologia da Universidade de Charleston (EEUU). Ele afirma que “Pernambuco é o coração da espécie no Brasil” e que “o Recife é o jardim dos baobás” no país. Já  o antropólogo Fernando Batista – que sempre inclui a árvore em seus estudos acadêmicos –  explica ao #OxeRecife: “Igi Osé é como o baobá é conhecido nas regiões africanas em que se fala o iorubá, a língua dos orixás”.  As duas palavras significam “árvore grande”. Igi é árvore em iorubá. Em 2016, Fernando defendeu dissertação de Mestrado na Universidade Federal de Pernambuco, tendo como tema  Igi Osè no Reino de Obaràtí, uma Etnografia acerca da presença do baobá no Ilê Axê Opô Aganju (Bahia). Atualmente faz doutorado na Universidade Federal da Bahia, e a árvore mágica volta a ser objeto dos seus estudos. Mais uma vez.

O Jardim do Baobá que fica no bairro das Graças é o melhor exemplo do poder mágico e agregador da árvore, pois em tempos sem pandemia, atrai centenas de pessoas aos finais de semana. No vídeo divulgado pela Portela, o  famoso baobá que fica à margem do Rio Capibaribe, no bairro das Graças, é uma das estrelas. Ele aparece em vários closes, com sua imponência divina (e pensar que no século passado ele enfrentou a ameaça de ser retirado daquele local…). O Jardim do Baobá tem detalhes filmados, que vão da escadinha que dá acesso ao rio (para passeio de barco) à placa com o nome popular da planta e também o científico da espécie que há no nosso estado: Adansonia digitata.

É provável que a Bahia  – onde o candomblé é muito forte – também seja incluída no desfile da Portela. Até porque talvez seja o estado brasileiro onde a espécie é mais sacralizada e tão reverenciada pelos terreiros. Só uma curiosidade: muitos dos baobás que hoje são sagrados na Bahia, sabe de onde saíram? Daqui, de Pernambuco. Somente. Para o Presidente da Portela, Luís Carlos Magalhães, o enredo escolhido para 2021 é “excelente”, segundo explica nos meios de comunicação da própria Escola de Samba.  E diz o porquê: “A humanidade respira novos ares, e a Portela está conectada com esse momento.O baobá é o alicerce, a representação da distância, da dor, da saudade, da incerteza e da esperança de voltar. Além disso, simboliza resistência. Por tudo isso é considerada a árvore da vida”.

Quem quiser comprar a camiseta já está disponível na loja virtual da Portela (www.lojadaportela.com.br). Já vou reservar a minha. E viva o Baobá, a árvore da vida!

Veja o vídeo da Portela na qual aparece o Jardim do Baobá. Já está no Youtube:

 

Leia também
Dia do Baobá: Verdades e mitos sobre a árvore mágica
Olha! Recife tem circuito do Baobá
Trio “expert” em baobá, a árvore da vida
Desabrochar musical da flor do baobá
O semeador de baobás
Circuito dos baobás no Bobociclismo

Ufpe terá trilha ecológica pela maior concentração de baobás do Brasil
Ebomi Cici fala sobre orixás e convivência com Pierre Verger
A sabedoria ancestral da griô Vovó Cici

Dia do maior colosso vegetal do mundo
Viva a árvore mágica no Dia do Baobá
Baobá é sagrado e generoso
No caminho dos baobás
Aprenda o bê-a-bá do Baobá
Baobás do Recife sacralizados na Bahia
Proeza: duas dissertações simultâneas
Baobá, o jardim das árvores decepadas
População não quer árvores decepadas no Jardim do Baobá
Jardim do Baobá em festa
Jardim do Baobá: Ribe do Capibaribe
Os barrados no Jardim do Baobá
No caminho dos baobás
Jardim do Baobá ganha reforma
Jardim do Baobá está detonado 
Jardim do Baobá ganha ampliação
Bem viver discutido no Jardim do Baobá
Jardim do Baobá vira espaço de confraternização
O Recife ganha mais um baobá
Jardim do Baobá tem “guerrilha”

Serviço:
Quem quiser comprar a camiseta já está disponível na loja virtual da Portela (www.lojadaportela.com.br). Já vou reservar a minha. E viva o Baobá, a árvore da vida! 

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife
Vídeo: Portela / YouTube

Compartilhe

2 comentários

  1. Oi! Amiga!! Amei essa reportagem, tu sabes do meu amor pelos Baobás. Vou assistir com muita alegria o desfile da Portela. Também quero a camiseta. Saudades do Jardim do baobá, saudades das caminhadas, saudades de tu. Um grande abraço com carinho!

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.