São João sem fogos nem quadrilhas

Este São João não vai ser igual ao último que passou. Não terá arraial nem quadrilhas e a programação será quase toda virtual, restando nas ruas apenas o desfile da forrovioca, desatando o forró pé de serra. Também não haverá luz de fogueira nem pipocar de fogos. É que por conta de pandemia do coronavírus, está proibida a venda de foguetes, rojões, vulcões, traques de massa, buscapés, estrelinhas. O aviso é da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife (Semoc).

Assim, as 44 barracas de venda de fogos de artifício que normalmente se instalam em locais já tradicionalmente conhecidos – como a Avenida Beira-Rio  – não estão autorizadas a funcionar. “Os comerciantes cadastrados serão procurados pela Semoc e receberão apoio e cestas básicas da Prefeitura do Recife”, informa a Semoc. “Além do Brasil estar enfrentando uma pandemia de doença respiratória, o uso de fogos e fogueira acontece em festas, no entanto, aglomerações não são permitidas nesse momento.”

“Vamos evitar o comércio desses itens e apelar para a consciência da população para que nos ajude a ter um mês de junho sem fumaça, desta vez”,  apela João Braga, titular da Semoc. Ele afirma que a proibição se baseia na premissa de que “estamos enfrentando uma pandemia que afeta justamente o sistema respiratório-pulmonar, não fazendo sentido permitir qualquer atividade que possa produzir fumaça”. Além dos pacientes da Covid-19, os fogos e fogueiras também podem causar desconforto físico e emocional a crianças muito pequenas, idosos e portadores de condições especiais, como autismo, além de estressar animais domésticos.

A fiscalização das vendas ficará a cargo das equipes da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, com apoio do Procon Recife, que já têm realizado diariamente o ordenamento e controle comercial para cumprimento dos decretos estaduais e municipais de combate à Covid-19. Anualmente, a PCR publicava autorização para colocação das barracas de fogos, apenas no mês de junho, em Casa Forte (Rua Afonso de Albuquerque e Estrada das Ubaias), Ponto de Parada (Rua Prof. José dos Anjos), na Torre (Av. Beira Rio e Rua José de Holanda), na Iputinga (Rua Manoel Estevão da Costa, Rua São Mateus e Av. Maurício de Nassau), na Caxangá (Av. Joaquim Ribeiro), no Cordeiro (Av. Caxangá, na altura do Parque de Exposições de animais), no Zumbi (Rua Gomes Taborda), no Prado (Rua Carlos Gomes) e na Vázea (Rua Amaro Gomes Pororoca) e em Boa Viagem, na Av. Visconde de Jequitinhonha.

Leia também:
São João da pandemia e da resistência
Palafitas vão ganhar “live” a partir de barco, no sábado: “O rio vai pegar fogo”
Vaquinha para a Venda de seu Vital
Olha pro céu, meu amor… Em casa
Procissão dos Santos Juninos
Acorda Povo em Campo Grande
Dia de procissão dos santos juninos
Linda, procissão das bandeiras é sábado
Capelinha de melão é de São João
Santo Antônio: casamenteiro, soldado, tenente e vereador cassado
A língua incorrupta de Santo Antônio
Forró no Sítio, Poço e Pátio de São Pedro
Quadrilha: luxo, brilho e resultados
Ecos do São João no Ibura
Último dia para ver as quadrilhas
Sexta de forró e desfile de bandeiras
Quadrilhas dão show no Sítio Trindade
Quadrilhas: luxo, brilho e resultados
Quadrilhas: do arraial ao palco
Cadê as quadrilhas tradicionais?
Caminhada do Forró e Festa do Fogo animam Bairro do Recife 
Olha! Recife tem ônibus com forró
“Eu amo minha rua”: Premiada via com homenagem a Jackson do Pandeiro
Acesso ao Sítio da Trindade: Estrada do Arraial só tem iluminação de um lado
Pensem, em 1964 já havia fake news: Bacamarteiros viraram “guerrilheiros”
Qual a origem dos bacamarteiros?

Serviço:
Os recifenses adoram São João, mas precisam ser solidários evitando produzir fumaça, que causa desconforto ainda maior a quem está com problemas respiratórios, devido à Covid-19. Portanto, fogueiras e fogos estão proibidos. E  denúncias podem ser feitas de acordo com a área da cidade em que a irregularidade está acontecendo:
Regional Centro-Oeste: Whatsapp: 99110-1789/ E-mail: centrooestedircon@gmail.com
Regional Norte: Whatsapp: 99159-1493/ E-mail: nortedircon@gmail.com
Regional Sul: Whatsapp: 99485-0083/ E-mail: suldircon@gmail.com

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Fernando Batista / Cortesia / Acervo #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.