Shopping centers funcionam amanhã, mas sem público: Só no “Drive Thru”

Previsto inicialmente para entrar em operação no dia 15 de junho, o sistema drive thru começa a funcionar a partir de amanhã, segunda-feira (8/6), nos templos de consumo do Recife. Ou seja, shopping centers e galerias comerciais voltam a funcionar, mas de forma limitada pois suas lojas permanecem fechadas ao público. O que vai acontecer é que o cliente agora pode pegar sua mercadoria nos estacionamentos de locais como Shopping Recife, Tacaruna, Plaza Shopping, RioMar . Um pequeno avanço, já que o que estava sendo praticado era apenas o delivery (entrega de compras nas residências dos consumidores), por conta das restrições impostas pela pandemia do coronavírus.

Na Zona Norte – que onde eu resido – os dois shopping centers mais tradicionais já estão prontos para atender à clientela, até porque vem aí uma data de grande movimento, que é o Dia dos Namorados. O Plaza Shopping informa que os clientes podem fazer compras via WhatsApp e recebê-las em um ponto de coleta. O delivery, no entanto, permanece funcionando, para maior comunidade dos consumidores. O espaço de coleta será no piso E1 do edifício garagem das 12h às 18h. “E está preparado para receber os clientes de forma segura, seguindo as recomendações das autoridades sanitárias”, informa o Plaza, que fica em Casa Forte. As compras devem ser realizadas diretamente com as lojas participantes por meio da Vitrine Online do Plaza (www.plazacasaforte.com.br/vitrineonline).  A entrega/retirada da mercadoria (dia e horário) será agendada pela loja onde o cliente efetuou a compra. A oferta do ponto de coleta segue o Plano de Monitoramento e Convivência com a Covid-19, apresentado esta semana pelo Governo de Pernambuco e atualizado no último dia 5. Por enquanto, shopping centers continuam fechados para recepção e circulação de público.

O Tacaruna (foto central)  anuncia o mesmo esquema. A partir da segunda-feira, está pronto para o serviço de Ponto de Coleta de produtos vendidos pelas suas lojas, seguindo os devidos protocolos de segurança e higiene. As lojas que estão operando com vendas através de WhatsApp, telefone, aplicativos ou a Vitrine Virtual Tacaruna (https://vitrinevirtual.shoppingtacaruna.com.br). O serviço de coleta  funcionará das 12h às 18h. O Ponto de Coleta Tacaruna está localizado no E1, primeiro piso do Edifício Garagem, próximo à saída da Avenida Agamenon Magalhães. É o mesmo local onde já foram realizados o embarque e desembarque do Expresso da Folia durante o carnaval. Após a venda finalizada com a loja, o cliente receberá as explicações sobre o local de retirada dos produtos. Ao chegar ao Ponto de Coleta Tacaruna, o cliente se identifica e informa qual foi a loja que fez a compra e o número da nota fiscal da compra. Um funcionário do mall entregará o produto ao cliente.

O cliente que for ao Ponto de Coleta de carro não precisará descer do veículo para receber o produto. Ele será direcionado pelo funcionário do Tacaruna, que estará no ponto de coleta, para uma vaga próxima ao local e aguardará até que o produto, que já deverá estar no local, seja entregue. Apesar do risco de contágio, a impressão que se tem é que o consumidor está impaciente para voltar às compras. Hoje estive no Mercado da Madalena – como faço sempre, a cada fim de semana para comprar queijo  e castanhas –  e me surpreendi, quando passei em frente ao Atacado dos Presentes, na Rua José Bonifácio: estacionamento lotado e fila de carros na entrada, esperando a vez. Realmente, a reabertura tem que ser lenta e gradual. Se não for, o risco seria maior ainda. Além dos centros comerciais, também a construção civil volta à ativa hoje:  mas com 50 por cento da força de trabalho, em horário de 7h às 17h. O comércio atacadista também está operando, de 9h às 18h, em toda a Região Metropolitana.

Leia também:
Tacaruna e Plaza estrutura delivery para o Dia dos Namorados
Pandemia: Nada muda até 8 de junho
Pandemia: Plaza Shopping muda marca
Com shopping centers fechados, Dia das Mães vai ser no Delivery
Pandemia: Plaza Shopping muda marca e alimentação fica no Delivery
Ovo de Páscoa não deu para quem quis

Ovos da Páscoa em tempos de pandemia
Ovos da Páscoa chegam em casa
Pratos para a Páscoa sem fazer esforço
Pandemia: Plaza Shopping muda marca e Praça de Alimentação fica no Delivery

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação / Plaza Shopping / Tacaruna

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.