Festa Digital do Livro para Clarice

Dona de uma legião de admiradores no Brasil e no mundo, tema do ano letivo da rede municipal em 2020 – “Cem anos de Clarice Lispector: Ainda bem que existe outro dia. E outros sonhos. E outros risos” – e merecendo um museu no casarão em ruínas onde passou a infância no Recife, Clarice Lispector (1920-1977) estará no “holofote” em 23 de abril, durante a Festa Digital do Livro, que assinala o transcurso do Dia Internacional do Livro. No evento virtual, realizado pela Fundação Joaquim Nabuco, a autora de A hora da estrela  é a grande homenageada. Trata-se de uma ideia criativa, nesses tempos de pandemia. O evento também inclui concurso de textos e de fotos, com premiações que vão de 30 a 100 ingressos para o Cinema do Museu, que funciona na sede da undaj, em Casa Forte.

O evento começará às 6h e seguirá até meia-noite no endereço eletrônico flidfundaj.com.br. Serão 18 horas consecutivas em lives de palestras, debates, entrevistas, recitais, filmes e programas de rádio e TV.  A programação é híbrida, e as atividades contarão com transmissão simultânea no site flidfundaj.com.br e nas redes sociais da Fundaj – Instagram,  Facebook, Twitter, YouTube. Durante o evento online participarão diversas personalidades, entre escritores, professores, artistas, jornalistas e articuladores culturais do Brasil e do Mundo. Será discutido desde o livro em si – obras, escrita, história etc. –  até os formatos físico e digital.

Clarice Lispector será homenageada pelo seu centenário, comemorado em dezembro deste ano. Ela é uma das autoras mais importantes do século 20 e tida como a maior escritora judia desde Franz Kafka. A iniciativa é coordenada pela Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca). “A Dimeca entende que o projeto de um festival cem por cento digital, neste momento, justifica-se por si só. É a diretoria o espaço por excelência da riqueza documental, artística, cultural e educativa da Fundação. É nossa missão realizar ações digitais que continuem a atender aos interesses da população”, explica o gestor da Dimeca, o escritor e jornalista Mario Hélio Gomes.

“As lives ou videoconferências nunca estiveram tão presentes e foram usadas de tantas formas quanto agora. Nosso esforço é para continuarmos atuantes, com iniciativas e atividades de qualidade. É um momento também de estimular a leitura”, diz Antônio Campos, Presidente da Fundaj. Ele ressalta a importância dessas ferramentas, em tempos de isolamento social determinado pela pandemia do coronavírus. A abertura da Festa Digital do Livro, às 6h do dia 23, contará  com o poema Tecendo a manhã, do poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto, amigo de Lispector. Seguido de fala de Campos, ao vivo na TV Fundaj. Haverá leitura do horóscopo e manchetes do dia do nascimento de Clarice.

Ela nasceu na Ucrânia, em 10 de dezembro de 1920 (nascimento da homenageada). E veio ainda criança com a família para o Recife.  O internauta será brindado com programação musical trazendo canções do Recife nas décadas de 1920 e 1930, antecedem a primeira entrada do programa de rádio e TV A Hora das Estrelas. Na sequência, a Festa Digital do Livro discute O livro didático no Brasil,  A crônica em Clarice Lispector e Antônio Maria, O pequeno mundo compartilhado – a subjetividade pulsante nas crônicas de Clarice, Por uma questão de justiça: modos de ler Clarice Lispector,  e exibição de filmes como Clandestina Felicidade (de Marcelo Gomes e Beto Normal), estão na programação. Também há os concursos ClaricemPalavras e ClaricemImagens, cujas inscrições se encerram no sábado, 18/4. Então, é bom correr.

Leia também:
Maciel Pinheiro: Falta grama e sobra lixo
Histórica, Praça Maciel Pinheiro vive a decadência
Lixo e abandono na casa de Clarice
A  lembrança de Clarice Lispector
Palco ganha Clarice Lispector e Silvia Plath

Serviço:
Festa Digital do Livro
23 de abril de 2020, das 6h às 0h
flidfundaj.com.br
facebook.com/fundacaojoaquimnabuco
Instagram: @fundajoficial
Livre

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Fundação Joaquim Nabuco / Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.