Isolamento: Jardim Botânico virtual

Um oásis no meio da selva de concreto em que vem se transformando o ambiente urbano da nossa cidade, o Jardim Botânico do Recife virou um refúgio para quem ama a natureza. Ele está entre os cinco mais importantes do País e é apontado como o melhor do Nordeste, mas infelizmente está fechado à visitação, devido à pandemia do coronavírus. Isso, no entanto, não impede você de conhecer  seu ambiente verde, suas bromélias, cactáceas, plantas nativas da Mata Atlântica e até mesmo espécies da Amazônia.

Pela tela do celular, é possível fazer uma visita virtual ao espaço por meio de um aplicativo, que acaba de ser criado por alunos da Universidade Federal Rural de Pernambuco, e que está disponível para download no Google Play. O aplicativo, que leva o mesmo nome do Jardim Botânico do Recife, guia o usuário em uma visita virtual com o auxílio de textos, áudios, mapa, localização e imagens. O JBR é um equipamento ambiental pertence à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife. O período de isolamento pode ser aproveitado para conhecer melhor a natureza, mas – é claro – não substitui o ar que se respira nem os aromas da vegetação exuberante.  O Jardim Botânico do Recife vai além da apresentação de plantas e é considerado um museu vivo. A área protegida de Mata Atlântica conta com importantes coleções científicas.

O JBR possui, ainda, sete jardins temáticos e  trilhas para caminhadas ambientais. O passeio pode ser feito pelos seus sete jardins temáticos (cactos,bromélias, orquídeas, palmeiras, plantas medicinais, sensorial e tropical )  e pelas trilhas do espaço. O aplicativo também contém uma galeria de fotos de várias espécies de flores, frutas e animais presentes no local, além de um compilado com todas as notícias publicadas. Todas as trilhas são guiadas e o usuário pode usar como auxílio um mapa interno com todos os pontos do jardim. Depois da pandemia, você já saberá o que quer ver, ao vivo, no JBR. O JBR é um dos patrimônios verdes de nossa cidade.  A sua indicação entre os cinco melhores do Brasil foi referendada pelo Ministério do Meio Ambiente em 2015. O acesso é livre e gratuito. O endereço, para quando a situação se normalizar: BR-232, S/N, Curado.

Leia  também:
Olha! Recife tem programação verde
Jardim Botânico revela vida das aves
A caatinga no Jardim Botânico
Jardim Botânico tem trilha amazônica 
Urgente: Chuva fecha Jardim Botânico
Jardim Botânico tem trilha amazônica
Trilha ecológica para pais e filhos
Trilha cega com lápis semente
A caatinga no Jardim Botânico
A trilha cega e o rap da natureza
Feriadão: trilha cega e oficina de mudas e hortas
Ecoférias começam no Jardim Botânico
Cozinha sustentável no Jardim Botânico
Jardim Botânico amplia serviços

Aprenda a fazer adubo entre os sons da natureza

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação / PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.