Corona: Vem álcool 70 por cento por aí. Infectados já são 95 em Pernambuco

Depois de doar quase 8 mil litros de álcool 70 por cento a prefeituras, repartições federais e municipais, e até à Polícia Militar – a Cooperativa do Agronegócio dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (Coaf) dá uma boa notícia. É que a partir da próxima semana passa a comercializar o produto no Recife. O álcool (líquido), que sumiu em supermercados e farmácias, poderá ser comprado por canavieiros e representantes comerciais, em embalagens de um litro, na matriz da Coaf, na Avenida Mascarenhas de Moais, 2028, Imbiribeira, Zona Sul da Capital.

Segundo o Presidente da Coaf, Alexandre Andrade Lima, para viabilizar a colocação do produto no mercado foi necessária uma parceria com uma empresa, para envasamento. Embora mais explosivo do que o gel – portanto, exige maior cuidado em sua utilização – o álcool líquido é o mais indicado para limpeza de superfícies. E também torna mais fácil a limpeza de embalagens plásticas de supermercados, quando se chega da rua (um borrifador facilita). Supermercados da Mata Norte – a Coaf fica em Timbaúba –  já estão vendendo o novo produto da Cooperativa. A unidade, que já produz etanol, cachaça e também o açúcar AguAzul, começou a fabricação do álcool para atender a necessidade das prefeituras e outros órgãos da região.

Com a pandemia, a demanda ficou tão grande, que a Coaf doou 2,5 mil litros a mais do planejamento inicial. Prefeituras da Mata Norte (como São Vicente Férrer, Macaparana, Timbaúba, Goiana) receberam doações, mas também foram feitas às do Agreste que solicitaram o produto (como Santa Cruz do Capibaribe). Foram feitas doações, também, a instituições como universidades e Polícia Militar. “A ideia da comercialização do álcool 70% visa atender grande demanda reprimida da sociedade. O produto virou item básico para a prevenção do coronavírus, mas tem faltado no mercado”, conta o empresário. Ele informou que venda do produto na matriz foi sugestão de Bartolomeu Coutinho, fornecedor de cana da cidade de Palmares, Mata Sul do Estado.

“Já temos propostas para vendermos em embalagem de 5 litros. Mas, por enquanto, ficaremos só na versão de 1 litro”, completa Alexandre, que também preside a Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP). A usina da Coaf, que fica em Timbaúba – a 98 quilômetros do Recife –  tem produção diária de álcool hidratado desde a safra 2015/16. Esse é o mesmo tipo de álcool encontrado nos postos de gasolina. Para fazer o álcool 70% foi necessário instalar algumas mudanças na produção, além de produzir água destilada. Com a mistura em quantidade certa é possível produzi-lo. “Nós, como cooperativa, tínhamos que nos movimentar. Não faz sentido ficar parado quando podemos fazer algo pelo bem da sociedade”, finalizou o presidente da Coaf.

O boletim divulgado hoje pela Secretaria Estadual de Saúde indica que o número de pessoas infectadas pelo coronavírus chega 95, em doze cidades pernambucanas. Nas últimas 24 horas, foram registrados oito novos casos. E o número de óbitos chegou a oito no estado.

Leia também:
Meu álcool gel virou um diamante
Pandemia: Conselho Regional de Química produz álcool
Aglomerações só com dez pessoas? Decreto não vale para a CEF 
Pandemia: máscaras ecológicas
Coronavírus e o espírito solidário
Grupo Moura: das baterias à fabricação de máscaras contra o coronavírus
Coronavírus já matou três em PE
Bia: Remédio contra o confinamento
Cientistas contestam Bolsonaro
Voltar à normalidade, como? “Gripezinha”, resfriadinho ou genocídio?
Pandemia mexe até com os bichinhos
Magiluth busca estratégia de sobrevivência
Após reclamações, cestas básicas para 90 mil alunos
Pandemia: pensar no coletivo é preciso
Novos leitos, 35 casos e repartições com atendimento remoto
PE, coronavírus: 33 casos e três curados
Sem festa, mas com cachê garantido
Pernambuco tem a primeira cura do coronavírus
Comércio, serviço e construção vão parar
Governo de Pernambuco inicia embarque de turistas de navio retido
Fecham a partir de sábado: shopping centers, bares, salões de beleza, etc
Cultura roída pelo coronavírus
Câmara quer suspender cortes de água e luz
Questionada a merenda do coronavírus
Coronavírus traz fantasma da fome
Pandemia: Igreja em quarentena
Aulas suspensas a partir de 18/3
Coronavírus: sete casos em Pernambuco e povo sem direito a futebol em campo
Recife quase parando devido ao corona
Brasil, Recife, pandemia e eventos
Corona vírus, fantasia e polícia
Colabore com o Fazendo Acontecer
Nóis sofre mais… nóis goza
Nóis sofre mais nóis goza é só folia
Ciclofaixa de lazer está suspensa

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Coaf / Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.