Novos leitos, 37 casos e repartições com atendimento remoto

O Prefeito Geraldo Julio (PSB)  anunciou a ampliação da assistência médica para o novo coronavírus, com a criação de 208 novos leitos. Dessas vagas, serão  54 leitos de UTI e 154 leitos de enfermaria. Ao todo 117 ações do Plano Municipal de Contingenciamento COVID-19 já foram anunciadas pelo Comitê Municipal de Resposta Rápida, instalado pela Prefeitura do Recife desde janeiro. O Governo do Estado informou no início da noite desse domingo que os casos confirmados da infecção chegam a 37 em Pernambuco, onde os atendimentos presenciais nas repartições (a não ser em serviços essenciais) está suspenso na segunda-feira  (23/3). A partir dessa data, só remoto.

O decreto do Governador Paulo Câmara (PSB), divulgado nesse domingo, não se aplica a serviços de saúde, segurança pública, prevenção e assistência social, transporte público, recursos hídricos e abastecimento, segurança alimentar,  sistema prisional e defesa do consumidor. No Recife, os  208 leitos exclusivos para os pacientes do coronavírus anunciados pelo Prefeito, vão funcionar no Hospital da Mulher do Recife. Geraldo Júlio informou que 34, de UTI, já estão disponíveis de maneira imediata, “ e o restante iremos fazer a liberação dia a dia, de acordo com a chegada dos equipamentos e dos profissionais necessários ao funcionamento desses leitos”.

As informações da Prefeitura foram repassadas em reunião realizada nesse domingo, com os secretários. Eles ficaram dispostos na plateia do auditório na sede da Prefeitura do Recife, a uma distância segura um do outro, segundo os parâmetros sanitários para a situação de emergência. Tudo para evitar contaminação (foto). Os secretários com mais de 60 anos enviaram representantes para o encontro.

Cuidado que, na Região Metropolitana, não tem sido colocado em prática. Ontem o #OxeRecife reproduziu, em suas redes sociais, vídeo em que mostrava aglomeração no Paulista Nort Way Shopping. No domingo, o shopping center situado no município vizinho divulgou que diante do quadro de pandemia “adotou todas as medidas necessárias para mitigar os riscos de contaminação”,  inclusive o de “realizar o fechamento do empreendimento”. O vídeo foi gravado no sábado, dia em que os centros de compras do Recife já estavam sem funcionar, obedecendo a decreto oficial. No Governo de Pernambuco, as informações vêm sendo emitidas através de notas oficiais ou de entrevistas pelas redes sociais. Com o objetivo, também, de preservar repórteres e a equipe do governo.

Leia também:
PE, coronavírus: 33 casos e três curados
Sem festa, mas com cachê garantido
Pernambuco tem a primeira cura do coronavírus

Comércio, serviço e construção vão parar
Governo de Pernambuco inicia embarque de turistas de navio retido
Fecham a partir de sábado: shopping centers, bares, salões de beleza, etc
Cultura roída pelo coronavírus
Câmara quer suspender cortes de água e luz
Questionada a merenda do coronavírus
Coronavírus traz fantasma da fome
Pandemia: Igreja em quarentena
Aulas suspensas a partir de 18/3
Coronavírus: sete casos em Pernambuco e povo sem direito a futebol em campo
Recife quase parando devido ao corona
Brasil, Recife, pandemia e eventos
Corona vírus, fantasia e polícia
Colabore com o Fazendo Acontecer
Nóis sofre mais… nóis goza
Nóis sofre mais nóis goza é só folia
Ciclofaixa de lazer está suspensa

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Andréa Rego Barros / Divulgação/ PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.