Recife quase parando devido ao Corona. Material de campanha está nas ruas

Depois de suspender a apresentação comemorativa dos 483 anos do Recife – o espetáculo Boi Voador (que seria amanhã, no Marco Zero) – o Prefeito Geraldo Júlio (PSB) proibiu a realização de grandes eventos públicos ou privados na cidade. A determinação começa a valer na próxima segunda-feira (16/03). Maior grupo de risco do coronavírus, os sessentões devem ser liberados para trabalhar em casa, sejam de empresas públicas ou privadas.

Estas são duas das últimas dez decisões anunciadas nesse sábado pelo Plano Municipal de Contingência do Covid-19, que já tinha, antes, determinado 29 ações para evitar a disseminação do vírus na população recifense. O Prefeito informou que está autorizada a contratação de 189 profissionais de saúde, sendo 96 enfermeiros e 93 técnicos de enfermagem. No último 5 de março, a Prefeitura já havia nomeado 43 novos médicos. O Prefeito anunciou o início de campanha pública, que tem como mensagem: “A maior demonstração de afeto neste momento ao cumprimentar é evitar aperto de mão, abraços e dois beijinhos”. Como se sabe, o pernambucano em geral tem um jeito efusivo de se cumprimentar.

Por conta da pandemia, 25 instituições da sociedade já foram contatadas e começaram a receber o material da campanha a partir de hoje (foto acima). São elas: Igreja Católica, Igreja Universal, Igreja Quadrangular, Assembleia de Deus, Igreja Episcopal, Assembleia de Deus Madureira, Metrorec, Urbana, Transporte Complementar, Porto Digital, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Câmara Municipal do Recife (CMR), Sindicato dos Panificadores, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Uninassau, Unibra, Força Sindical, Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e shoppings Plaza, Boa Vista, Riomar, Recife e Tacaruna. GJ destacou que a participação da sociedade será primordial neste momento. O Governador Paulo Câmara (PSB) anuncia novas medidas às 16h de hoje, em entrevista no Palácio do Campo das Princesas. UFA!

Material da campanha contra o Covid-19 começou a ser distribuído nesse sábado, no Recife.

Veja as dez ações iniciadas nesse sábado pelo  Plano Municipal de Contingência do Covid-19:

1)Proibição da realização de grandes eventos públicos e privados na Cidade, a partir da próxima segunda-feira (16/03). O decreto será assinado hoje.
2)Recomendação para que as instituições públicas e privadas liberem as pessoas acima de 60 anos para trabalhar de casa. Idosos trabalhadores da Prefeitura já serão liberados a partir da próxima segunda-feira (16/03).
3)Lançamento de campanha publicitária “a maior demonstração de afeto nesse momento é ao cumprimentar as pessoas evitar o aperto de mãos, o abraço e os dois beijinhos” como medida de contenção.
4)Contratação de 189 profissionais de saúde para a secretaria de saúde (atenção básica, média complexidade e vigilância), sendo 96 enfermeiros e 93 técnicos de enfermagem.
5)Adiamento de todos os eventos em equipamentos culturais da Prefeitura do Recife, a partir de segunda-feira (16/03).
6)Adiamento da I Conferência Municipal de Políticas sobre Álcool e outras Drogas do Recife, que reuniria 500 pessoas nos dias 25 e 26 de março.
7)Recomendação de que pessoas que cheguem de viagem internacional, mesmo que assintomáticas, permaneçam em isolamento domiciliar voluntário durante 7 dias, conforme orientação do Ministério da Saúde.
8)Distribuição de álcool em gel individual para os servidores da Prefeitura que atuam realizando visitas nas ruas da cidade e residências das pessoas.
9)Capacitação à distância dos 198 mil voluntários da plataforma Transforma Recife sobre as orientações das medidas preventivas para que sejam multiplicadores na nossa cidade.
10)Capacitação à distância dos arte-educadores da CTTU para realização de campanha educativa orientando que ao cumprimentar as pessoas, evitar o aperto de mãos, beijo e abraço como medida de contenção.

Leia também:
Brasil, Recife, pandemia e eventos
Corona vírus, fantasia e polícia
Sextou: Bênção de São Félix e frevo
Festa no Cais de Santa Rita: Sextou
Colabore com o Fazendo Acontecer
Recife, 483 anos: bloo gigante, boi voador, mangue beat e carnaval
Boi Voador vira bloco e faz prévia
Sessão Recife Nostalgia: Maurisstad, arcos e boi voador
Recife tem Boi Voador e cortejo de bois
Carnaval para os 481 anos do Recife
Recife, 482 anos: vamos de boi voador?
Recife faz festa com boi voador:
Olha! Recife: rio, ponte e boi voador
Silenciosa relíquia do tempo de Nassau
Turista, placa apagada e boi voador 

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Andréa Rego Barros / Divulgação / PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.