Recife, 483 anos: Bolo gigante, Boi Voador, mangue beat e carnaval

O Recife está comemorando 483 anos. E, como capital, é hoje a mais antiga do país. Já tem até gente planejando a festa dos 500 anos, quando nosso querido município deve já estar transformada em uma cidade parque. Tomara que até lá, tanto a população quanto as autoridades se conscientizem da necessidade de deixá-la mais agradável, mais arborizada, mais humana. Problemas ambientais e sociais à parte, é hora de comemorar. E a festa de aniversário vai ser grande e decentralizada.  Já começou na quarta-feira (11/03) e se encerra no próximo dia 21. O auge das comemorações, claro, vocês já sabem. É o espetáculo Boi Voador, que tem tudo a ver com a história da cidade, com suas pontes e sua identidade e também com o imaginário popular. Vi em 2019, e é muito lindo. Vale a pena, embora ache que os palcos deveriam ser mais elevados, para facilitar a visão das milhares de pessoas que se aglomeram em frente ao Marco Zero para assisti-lo. Também é complicado o desembarque da “comitiva” de Maurício de Nassau.

Na programação consta, ainda, desfile de agremiações carnavalescas, no próximo dia 21, assim como roteiros específicos para o Projeto Olha! Recife, um dos xodós da Secretaria de Turismo, Lazer e Esportes da cidade.  Em 2020, a mais saborosa das tradições do aniversário do Recife, o imenso bolo, não será fatiado no centro da cidade. Com 483 kg, um por ano de história, será distribuída ao público em mais de três mil fatias individuais, porém no bairro da Várzea. O aniversário da cidade rememora também a vida de Chico Science que, se estivesse vivo, completaria 54 anos, na próxima sexta-feira (13). Celebrando este ícone pernambucano e também os 25 anos do movimento Mangue Beat, a Prefeitura do Recife, em parceria com o Som na Rural, realiza o Baile Back to the Mangue, nesta sexta, no Pátio de São Pedro. O evento promoverá os novos trabalhos de veteranos do Movimento e atualizará a cena com a plateia e convidados que cresceram embalados ao som destes artistas. A programação será a partir das 19h, com apresentações de Renato L, Fred 04, Maciel Salu – com participações de Isaar, Fábio Trummer (Banda Eddie) e Cannibal (Devotos), além de Combo X, com participação especial de Maia (Lamento Negro) e Pácua (Via Sat).

Reconhecido no Prêmio Nacional do Turismo 2019 como a Melhor Iniciativa de Aproveitamento do Patrimônio Cultural para o Turismo, o espetáculo O Boi Voador entra em cena, pelo terceiro ano consecutivo, na Praça do Marco Zero, no próximo domingo (15), às 18h. Até lá, várias intervenções com atores serão realizadas nos shoppings e espaços públicos da cidade, convidando e instigando a população para assistir à peça. No dia do evento, atores estarão espalhados pelo bairro, interagindo com o público. O Boi Voador é um evento realizado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, em parceria com a Metron Produções.

Em parceria com a Ekaut, a Secretaria de Turismo do Recife criou um um rótulo comemorativo para o 483º aniversário da cidade. As cervejas serão comercializadas a partir do domingo (15), durante o espetáculo O Boi Voador. E como já é de praxe, domingo é também dia de Ciclofaixa de Turismo e Lazer. Os 36,5 km exclusivos para bicicleta estarão disponíveis, das 7h às 16h. A partir das 8h30 haverá um passeio ciclístico saindo da Avenida Alfredo Lisboa em celebração aos aniversários de Recife e Olinda. Inscrições e mais informações pelo site: minhasinscricoes.com.br/evento/PasseioCiclistico.

O Olha! Recife, projeto de sensibilização turística da Prefeitura do Recife, ofertará, no sábado (14), um passeio de catamarã em homenagem ao aniversário da cidade. A embarcação sai às 9h, do Catamaran Tours. Há também a opção de passeio a pé, no domingo (15), com o tema Boi Voador, a partir das 14h. Os participantes vão conhecer a história Recife Holandês, passando pela Praça do Arsenal, Rua do Bom Jesus, Praça da República. O tour termina na Praça do Marco Zero, onde será realizado o espetáculo O Boi Voador. Para garantir a vaga será necessário se inscrever pelo site www.olharecife.com.br, a partir desta sexta-feira (13). Confira a programação completa no portal visit.recife.br.

Leia também:
Boi Voador vira bloco e faz prévia
Sessão Recife Nostalgia: Maurisstad, arcos e boi voador
Recife tem Boi Voador e cortejo de bois
Carnaval para os 481 anos do Recife
Recife, 482 anos: vamos de boi voador?
Recife faz festa com boi voador
Olha! Recife: rio, ponte e boi voador
Silenciosa relíquia do tempo de Nassau
Turista, placa apagada e boi voador 
O Recife através dos tempos
Cemitério desafiou as leis do século 19
História: os pioneiros cemitérios dos ingleses
O charme dos prédios do Bom Jesus
Letreiros viram marcas do Recife

Boa Viagem tem Xodó
Sessão Recife nostalgia: Ponte Giratória
Você está feliz com o Recife?
Vamos salvar o centro do Recife?
Aos 482 anos, o Recife ganha 482 árvores
Aos 480 anos, o Recife não é só beleza

Serviço
O quê: Programação dos  483 anos do Recife
Recife Mais Cultura
Data: 11/03 (quarta-feira)
Local: Pracinha de Boa Viagem
Horário: 19h

Inauguração da Upinha Vila Arraes e corte de bolo gigante
Data: 12/03 (quinta-feira)
Local: Avenida Afonso Olindense, S/N, Várzea,
Horario: 9h

Back to the Mangue
Data: 13/03 (sexta-feira)
Local: Pátio de São Pedro
Horário: a partir das 18h
19h – Renato L
20h – Fred 04
21h – Maciel Salu e Banda, com participação especial de Isaar, Fábio Trummer (Banda Eddie) e Cannibal (Devotos)
23h – Combo X, com participação especial de Maia (Lamento Negro) e Pácua (Via Sat)

Olha! Recife no Rio
Data: 14/03 (sábado)
Roteiro: Recife e suas pontes
Horário: 9h
Saída: Catamaran Tours
Inscrições: www.olharecife.com.br, a partir desta sexta-feira (13) 

Olha! Recife a pé
Data: 15/03 (domingo)
Roteiro: Boi Voador
Horário: 14h
Saída: Praça do Arsenal
Inscrições: www.olharecife.com.br, a partir desta sexta-feira (13)

Passeio Ciclístico Encontro Das Cores
Data: 15/03 (domingo)
Horário: 8h30
Local: Avenida Alfredo Lisboa – Ciclofaixa de turismo e lazerInscrições: https://minhasinscricoes.com.br/evento/PasseioCiclistico

O Boi Voador
Data: 15/03 (domingo)
Horário: 18h
Local: Praça do Marco Zero

Desfile das campeãs do Concurso de Agremiações
Data: 21/03 (sábado)
Horário: 16h
Local: Boulevard Rio Branco

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Andréa Rego Barros / Divulgação / PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.