O piano da nova geração francesa

O Conservatório de Pernambuco de Música está completando 90 anos em 2020. E nessa quarta (11/3), marca o retorno das atividades culturais, promovendo recital especial com o pianista francês Simon Ghraichy. Ele percorre o País dentro do programa Piano 2020, a Nova Geração Francesa, iniciativa da Embaixada da França, realizada em parceria com a rede de Alianças Francesas no Brasil.. Será no Auditório Cussy de Almeida, às 19h30, e tem entrada franca.

Francês de origem mexicana e libanesa, o pianista Simon Ghraichy se consagra como um dos novos nomes da cena de música clássica. Respeitado por sua virtuosidade, ele conquista plateias com seu carisma e personalidade, tendo se apresentado nos principais palcos do mundo, a exemplo do Théâtre des Champs-Elysées, Carnegie Hall, Kennedy Center de Washington DC, Philharmonie de Berlin e em diferentes salas na França, Alemanha, Holanda, Finlândia, Noruega, México, Cuba e no Brasil. Desde 2016, Simon Ghraichy tem contrato de exclusividade com o selo Deutsche Grammophon, por onde lançou o seu primeiro álbum, em 2017, bastante elogiado.

A programa de hoje à noite é variado. Entre as obras selecionadas estão o Prelúdio e fuga em lá menor para órgão, de J.S. Bach; Festa no Sertão, de Heitor Villa-Lobos;  Iberia Libro IV, de Isaac Albeniz, e Time Lapse (da trilha sonora de A Zed & Two Noughts), de Michael Nyman.  Na quinta-feira (12/03), o pianista retorna à escola de música, para ministrar master class para alunos do Conservatório, das 13h30 às 15h30. O programa Piano 2020, a Nova Geração Francesa, tem como objetivo promover pianistas franceses promissores, formados nos melhores conservatórios de música da França, e vencedores de concursos nacionais e internacionais,  oferecendo-lhes a oportunidade de apresentar-se no Brasil (para alguns, pela primeira vez), e de impulsionar a sua carreira internacional na América Latina.

Leia também:
Parque da Macaxeira: Piano para todos
Cais da Alfândega tem concertão
A história de superação de um gênio
Conservatório tem Quarta Musical
Villa Lobos e Tchaikovsky de graça
Viva o chorinho em concertos gratuitos
Música no Palácio: do chorinho ao frevo
Dia de música no Palácio
Música no Palácio bombou hoje
Programa nota 10 só me custou R$ 2
Música no Palácio atrai bikes e andantes
Cesta de música: MPB, black e LGTBTQI
Repertório Junino no Música no Palácio
Temporada no Pátio adiada devido à chuva
Concerto movimenta o Pátio de São Pedro
Festival de Música Instrumental no Conservatório Pernambucano de Música
Stravinsky no Pátio de São Pedro
Música portuguesa com certeza

SERVIÇO:
O quê : Recital de piano com Simon Ghraichy
Quando:  Quarta (11/03), 19h30
Onde: Conservatório Pernambucano de Música (Av. João de Barros, 594, Santo Amaro)
Quanto: gratuito

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Programa Piano 2020 – Nova Geração Francesa / Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.