Mulher fantástica, Verônica e Puaj!

Cinema nunca é demais. E com preços acessíveis, melhor ainda. Depois da Fundação Joaquim Nabuco (nos cines Derby e Museu, Casa Forte) e do São Luís (no centro), a população do Recife tem mais uma opção para a sétima arte. E o que é melhor, de graça. Pelo menos é o que está oferecendo o Sesc, que no mês de março traz uma programação dedicada às mulheres. Ou seja, exibe filmes protagonizados ou dirigidos por elas.

O Cine Teatro Samuel Campelo, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, tem três projetos audiovisuais. O Cineclube e as Sessões Noturnas celebram o Mês da Mulher com histórias de personagens femininos determinados. O primeiro é Verônica  (à esquerda), que passará no Cineclube dia 18, às 14h30, e nas Sessões Noturnas nos dias 11 e 25, às 19h. A personagem-título é uma professora que precisa proteger um aluno, após os pais da criança serem assassinados por traficantes. O longa tem direção do brasileiro Maurício Farias.

Os dois projetos ainda vão exibir a obra chilena vencedora do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2018, Uma Mulher Fantástica, dirigido por Sebastián Lelio. O drama conta a trajetória de Marina, uma garçonete transexual que sonha em ser cantora, vai passar nos dias 11 e 25 (neste dia, a sessão é com acessibilidade em legendagem descritiva, audiodescrição e Libras), às 14h30, no Cineclube, e nas Sessões Noturnas, às 19h nos mesmos dias.

O Samuel Campelo ainda tem o projeto Cine Samuca, que acontece às terças pela manhã e à tarde. Nas sessões, o público vai poder assistir à animação Historietas Assombradas (L), do diretor brasileiro Victor Hugo Borges, dias 17 e 31, às 9h30 e às 14h30. Na história, Pepe é um menino que mora com a avó, uma bruxa. Após descobrir fatos da sua vida, Pepe sai em busca de respostas e se depara com o vilão Edmundo.  O Cine Samuca ainda vai exibir o filme infantil alemão Puaj! (L), dirigido por Veit Helmer, nos dias 10 e 24, às 9h30 e 14h30. O longa traz um povoado tranquilo da Europa que acaba virando um caos após uma revolta de crianças e idosos por melhoria de vida.

No Sesc Casa Amarela, as sessões acontecem às quintas-feiras. Dia 12, às 15h, será exibido o documentário Eu sou Ingrid Bergman, do diretor sueco Stig Björkman, que passeia pela vida da atriz que dá nome ao filme, por meio do resgate de cartas, diários e entrevistas fornecidas por ela em vida. Às 15h do dia 19 é a vez do filme Pendular , com a direção da brasileira Júlia Murat. O filme conta a história de um casal que precisa equilibrar a relação amorosa e o trabalho artístico de ambos, enquanto constroem o lugar onde irão morar. Já no dia 26, no mesmo horário, a animação indicada ao Oscar Com amor, Van Gogh, que narra a busca por respostas de Armand Roulin, personagem de uma das pinturas de Van Gogh, após encontrar cartas escritas pelo famoso pintor ao irmão. A partir disso, Roulin começa a questionar o que levou o artista à morte. O filme é dirigido pela polonesa Dorota Kobiela e o britânico Hugh Welchman.

Leia também:
O  paraíso deve ser aqui
Passado o carnaval, é “Fim de Festa”
Filme Joaquim lota o Cinema do Museu
Filme sobre os 80 anos de Gilberto Freyre e Gregório Bezerra na Fundaj
Esplendor e cinema para cegos
Muito bom “Uma casa à beira-mar”
Cinemas “dominados” e poucas opções
Três Faces, do Irã, é imperdível
A história do menino que processa os pais por o terem colocado no mundo
Cinema do museu tem filme sobre Glauber Rocha e livro sobre Geneton
Lição de cinema para todos no Museu
Festa para Jomard no Cinema do Museu
Poço da Panela: jazz, cinema, prêmio

Serviço
Cine Sesc
Quanto: Gratuito

Programação
Cine Teatro Samuel Campelo (Praça Nossa Sra. do Rosário, 510 | Infos.: 3462.5340)
Cine Samuca

10 e 24/02 – 9h30 e 14h30 | Puaj! (L)
17 e 31/03 – 9h30 e 14h30 | Historietas Assombradas (L)
Cineclube (sessão + debate)
18/03 – 14h30 | “Verônica” (12)
11 e 25/03* – 14h30 | “Uma Mulher Fantástica” (14)
Sessões Noturnas
11 e 25/03 – 19h | “Verônica” (12)
18/03 – 19h | “Uma Mulher Fantástica” (14) 

Sesc Casa Amarela (Av. Norte Gov. Miguel Arraes de Alencar, 4490 | Infos.: 3267.4400)
12/03 – 15h | “Eu Sou Ingrid Bergman” (10)
19/03 – 15h | “Pendular” (18)
26/03 – 15h | “Com Amor Van Gogh” (12)

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação / Sesc

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.