Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Paço do Frevo mobiliza “fêmeas”

Quem disse que o carnaval acabou? Até parece.  E este domingo (1/3) é de festa, como sempre acontece, no Paço do Frevo, um dos equipamentos culturais mais queridos do Recife. E você ainda pode fazer o passo, sem o desconforto daquela multidão que toma conta das ruas, durante o reinado de momo. Mas a festa será dedicada a elas e feita por elas. Embora, claro, eles também possam participar. Vamos lá foliões e foliãs?

Em 2020, o Paço do Frevo vai de eixo temático Frevo Atitude. E que reverbera para o protagonismo feminino, pois estamos na era das mulheres empoderadas. No dia 1 de março, primeiro domingo depois do carnaval, o Paço faz seu tradicional Arrastão do Frevo. Mas ao som da Orquestra Só Mulheres, liderada pela Maestrina Lourdinha Nóbrega. E convidará outras agremiações femininas como para trazerem seus estandartes e desfilar pelas ruas do Bairro do Recife.

Fundada 2006 pela própria maestrina, que já atuou na também feminina Orquestra 100% Mulher, a Orquestra Só Mulheres possui um repertório eclético, trabalhando com todos os estilos musicais. É no frevo, no entanto, que se destaca, conquistando um espaço significativo no mercado que já superou a marca de 30 apresentações no período carnavalesco. Desta vez, o grupo estará ao lado de outras agremiações compostas por mulheres e que já confirmaram presença.

A festa tem concentração às 15h, no Marco Zero, com saída do cortejo às 16h em direção ao Museu. Além do cortejo, o Paço estará com acesso gratuito durante toda a tarde, das 14h às 18h, com última entrada às 17h30. No fim de semana o espaço ainda oferece vivências de dança inclusas. Participam, também: O Bloco Nem com uma Flor (criado pela Secretaria da Mulher da Prefeitura do Recife, tem como proposta levar a reflexão sobre o combate à violência contra a mulher às festividades de Carnaval), a agremiação feminista Siririx, a Troça Mulheres da Pá Virada, e o Grêmio Feminístico Essa Fada.

Leia também:
Forró: o incansável maestro popular
Maestro Spok mobiliza Paço do Frevo
Semana do frevo: Spok e arrastão
Paço do Frevo tem nova troça no domingo
Óleo chega ao Paço do Frevo 
Paço do Frevo vai a Olinda
Paço do Frevo: 500 mil visitantes
“O frevo mexe com tudo” no Paço
Paço do Frevo e o Homem da Meia Noite animam o Bairro do Recife no domingo
Elefante no Paço do Frevo em janeiro
Paço do Frevo gratuito no fim do ano
Paço do frevo debate presente e futuro
Paço do Frevo: Cem por cento mulher
Paço do Frevo debate passado e futuro
Vovó Cici no Paço do Frevo
Frevo de Bloco no Bairro do Recife
Paço tem Arrastão de Frevo com Zé Puluca
Paço: frevo, forró e música psicodélica

Serviço:
O quê: Arrastão do Frevo, Orquestra só de Mulheres
Quando: 01/03 (domingo)

Horário: 16h.
Concentração às 15h, no Marco Zero.
Acesso gratuito.
Observação sobre funcionamento do Paço do Frevo: 
Horários: Terça (entrada gratuita) a sexta, das 9h às 17h. Sábado e domingo, 14h às 18h (Última entrada até 30 minutos antes do encerramento das atividades do museu). Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia). Endereço: Praça do Arsenal da Marinha, s/nº, Bairro do Recife. Informações: 3355-9500 e http://www.pacodofrevo.org.br/programacao

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Andrea Rego Barros / Divulgação / PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.