Praia: Larápios levam lixeira da Emlurb

Absurdo! Como se não bastassem os furtos e assaltos aos quiosques da Orla do Recife – Pina e Boa Viagem – os larápios agora deram para roubar as lixeiras com rodinhas da Emlurb. Aquelas maiores que ficam em locais de grande movimento, como é o caso do calçadão  das duas praias da Zona Sul. que comportam até quilos de  detritos, inclusive os cocos verdes que bebemos.

Soube dessa novidade, em ida à praia de Boa Viagem. Como tem ambulante que simplesmente deposita todo o lixo produzido pelos clientes na própria areia – entre o paredão da calçada e o local das barracas –  tenho o hábito de sair com o meu lixo na mão, para depositar nas lixeiras maiores que ficam no calçadão. No último domingo, em frente ao Edifício Le Corbusier, encontrei o local vazio. Lixeira, neca!

Foi quando encontrei um gari da Emlurb, que me informou. “Roubaram a lixeira daqui, acho que a Emlurb vai repor”, disse o rapaz. Consumo pouco à beira-mar. Tem gente que deixa cheios os pequenos cestos fornecidos pelos barraqueiros.  Mas eu “bebo” apenas um bom livro para refrescar a mente, e a água de coco verde, para hidratar o corpo.

Mesmo produzindo pouco lixo, faço questão de conduzir meu detrito para a lixeira grande da calçada. O meu e os dos outros que, muitas vezes, recolho: saco plástico, canudinho, copinho, garfos de plástico. Evito deixar na praia, ou no “lixão” acumulado na areia. Voltei desconsolada com o meu coco. Mas ao retornar para acertar  as contas com o barraqueiro Edmilson, felizmente, haviam chegado dois depósitos de papelão da Campanha Praia Lima. Deixei meu coco lá. Mas as duas já estavam esborrando. Não são suficientes para a demanda. Infelizmente. E tome lixo na areia, onde logo cedo se vê plásticos, pratinhos, vasilhames de bebida, cocos, restos de peixe com farofa. E pelo que se observa… multa para ninguém.

Leia também:
Começa a campanha Praia Limpa
Boa Viagem: Orla ao Deus dará
Boa Viagem: risco de acidente em bancos degradados à beira-mar
Orla de Boa Viagem terá bancos novos
Olha!  Recife: Graças e Boa Viagem
Língua negra em Boa Viagem
Boa Viagem com piche. Que horror!
Boa Viagem: #Sechegaragentelimpa
Boa Viagem tem doze horas de diversão
Chuveiros natalinos em Boa Viagem
Boa Viagem tem #Xodó
Plásticos poluem Boa Viagem
Mutirões espontâneos contra o lixo
Mar terá mais plásticos do que peixes em 2050
“Colete três plásticos na areia”
A praia de Boa Viagem está limpa?
Feliz 2019 com consciência ambiental
O Recife que queremos em 2019

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.