Cerrado ganha corredor ecológico

Nada como plantar árvores. Principalmente, nesses tempos de preocupação com o aquecimento global, mudanças climáticas, revolta da natureza. Responsável pela administração de empreendimentos turísticos de grande porte, a Aviva acaba de ganhar o primeiro lugar na décima terceira edição do Prêmio Ozires Silva de Empreendimento Sustentável.

A empresa concorreu com o Projeto Corredor Ecológico de Árvores Nativas, na categoria Empreendedorismo ambiental, modalidade Médio-Grande e Grande Porte. No Projeto, a Aviva espera plantar 875 árvores frutíferas, nativas do Cerrado, em faixa que fica entre o Parque Estadual de Caldas Novas e a área de preservação da própria empresa, no Estado de Goiás. Até o momento, 245 árvores já começam a povoar de verde o corredor.

“Entre a nossa área de preservação permanente e o Parque Estadual de Caldas Novas havia uma área fragmentada. Decidimos, então, criar um corredor ecológico incluindo vegetação nativa frutífera Pequi, que é um dos mais importantes frutos do Cerrado para a fauna local. O projeto proporciona a regeneração da área”, conta Neide Tavares, Gerente de Meio Ambiente da Aviva. “Em breve, os ganhos para todo o ecossistema local poderão ser vistos”.

Os resultados da área preservada  já podem ser vistos, aliás. Começam a aparecer animais que vinham rareando na região, inclusive mamíferos, como o veado mateiro (foto acima, à esquerda).

Na área da reserva também se observam aves como os mutuns (Crax fasciolata), que são tidas como ameaçadas (foto ao lado). É muito salutar que grandes empresas comecem a se preocupar com a preservação do meio ambiente. Ou melhor, desenvolvam esforços para compensar o que tiraram da natureza, seja com a construção de grandes empreendimentos ou com a emissão de carbono, devido à utilização de máquinas, motores, energia. No caso da  Aviva Algar FLC , a empresa é Administradora do Rio Quente e Costa do Sauípe, dois movimentados destinos turísticos do Brasil.

O primeiro (em Goiás) é famoso pelas suas piscinas de águas quentes. O segundo é hoje um dos principais destinos no Litoral da Bahia. A estrutura da Aviva tem 12 hotéis e cinco pousadas, que somam mais de 2.700 apartamentos e recebe 2,2 milhões de hóspedes anualmente. A Aviva tem mais de 4.500 associados e é controlada por duas holdings Algar e FLC. Algar (Uberlândia-MG), nos setores TIC, Agro, Serviços e Turismo e a FLC (Goiânia-GO), uma holding patrimonial, tendo como principais ativos a participação em empresas do ramo de Hotelaria e Turismo. Outras grandes corporações – como a Esso e a Coca-Cola- têm números mais ambiciosos, no que diz respeito ao plantio de árvores no Brasil, conforme você pode ver nos links abaixo.

Leia também:
Primeiro corredor ecológico vem aí
Artes no Bosque das Samambaias
Os 45.929 passos entre o Recife e Aldeia
Novos desmatamentos em Aldeia
Pássaros apreendidos em Aldeia
Desmatamentos ilegais em Aldeia
Reforço para proteção nas matas
Desmatamentos em “pulmão” do Recife
Mata Atlântica ganha agentes populares
Compensação ambiental no Recife
Compensação ambiental garante abrigo de animais silvestres
Por um milhão de árvores na Amazônia 
Rio Tapajós ganha abraço e árvores
Esso decide plantar 20 mil árvores para proteger mico-leão-dourado
Coca-Cola planta 600 mil árvores. Que bom se fosse no Recife do arboricídio
Nestlé diz ter evitado emissão de gases que correspondem a 1,2 milhões de carros
Bora Plantar chega a Areias
O Recife tem quantas árvores?
Emergência climática: Recife mais verde é balela
Recife árido: emergência climática
Cadê o bosque do Parque Urbano da Macaxeira?
O Recife da paisagem mutilada
Bora Plantar dá 773 árvores ao Recife
Bora Plantar? mobiliza Zona Norte
Bora Plantar? Chame o 156
Maratona Verde tem mutirão no Santana
Maratona Verde já começou
Entre o arboricídio e a Maratona Verde
Vem aí a Maratona Verde com 10 mil mudas para o Recife do Arboricídio
Parem de derrubar  árvores (45)
Parem de derrubar árvores (54)
Parem de derrubar  árvores (127)
Parem de derrubar árvores (130)

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Corredor Ecológico de Árvores Nativas do Cerrado/ Aviva

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.