Compensação ambiental no Recife: 33 árvores no Hospital da Mulher, Curado

O Recife da Emergência Climática  ganha 33 árvores, na sexta-feira (14/2). Embora os números não sejam significativos, a iniciativa tem valor simbólico: servirá para fazer compensação ambiental, porque as plantas correspondem às emissões de gases de efeito estufa gerados durante  um evento, o workshop de lançamento do LEDS Lab. O encontro ocorreu no último dia 27 de janeiro,  no Hospital da Mulher do Recife (foto). E é lá que o plantio acontece, a partir das nove horas de amanhã.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, a ação oficial é inédita (plantio calculado com base nas emissões de carbono de algum evento). Embora haja entidades privadas, inclusive indústrias, que já realizam plantio como forma de compensação ambiental com base na liberação de CO2. Em janeiro, durante o evento, uma calculadora de emissões quantificou em tempo real o impacto ambiental, quando foram emitidos 4.425, 94 kg de CO2. O cálculo da compensação foi gerado por meio do aplicativo Ecoevento, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife com a CF Engenharia.

Quem sabe dizer qual a quantidade de CO2 que as vítimas de arboricídio deixaram de captar no Recife? (LL)

A quantificação foi feita, após um levantamento detalhado de consumo de energia elétrica, gastos de combustíveis em automóveis, viagens aéreas e lixo produzido pelo encontro. Nos cálculos, são considerados fatores de emissão de CO2 equivalente de metodologias do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), da Fundação GHG Protocol e do Ministério de Ciência e Tecnologia. “Estudos revelam que a cada tonelada de emissão de Gás Carbônico é necessário o plantio de 7,14 árvores para que o planeta não sofra os danos causados por esta emissão. Diante disso, será necessário o plantio de 33 árvores para compensar os 4.425, 94 kg de CO2 emitidos durante o workshop”, afirma a Smas.

“É uma iniciativa importante para mitigar os impactos ambientais decorrentes desses encontros e mostrar a preocupação em estimular projetos sustentáveis. Ao calcular e compensar as emissões de gases de efeito estufa, estamos dando um passo importante no tema das mudanças climáticas. Isso vai sendo somado e incorporado aos trabalhos de reflorestamento executados pela Prefeitura”, enfatiza o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho. O plantio de árvores é fundamental para combater as mudanças climáticas, ou seja, quanto maior for o evento, mais árvores deverão ser plantadas para captar CO2 e armazená-lo em forma de biomassa, retirando assim os gases da atmosfera.

“A Prefeitura do Recife, desta forma, inova ao neutralizar o impacto gerado por um evento, sendo este o primeiro do Nordeste a contabilizar as emissões em tempo real e conhecer a extensão do impacto gerado, podendo identificar oportunidades de redução de emissão”, informa a Smas. Falta saber quantas árvores serão plantadas no Recife como compensação pelas festas de carnaval. Já pensaram o tamanho das emissões de carbono com mais de 30 trios elétricos do Galo da Madrugada?.  Falta, também, saber qual o balanço da consequência da ação da motosserra insana em tantas ruas do Recife, onde há uma vítima de arboricídio em cada esquina. Eis a questão: quantas  árvores no Recife foram degoladas ( como na foto) e qual o a quantidade de CO2 que o total  de árvores suprimidas deixou de captar na natureza?. Não deve ser pouco não…

Leia também:
Bora Plantar chega a Areias
O Recife tem quantas árvores?
Emergência climática: Recife mais verde é balela
Recife árido: emergência climática
Cadê o bosque do Parque Urbano da Macaxeira?
O Recife da paisagem mutilada
Bora Plantar dá 773 árvores ao Recife
Bora Plantar? mobiliza Zona Norte
Bora Plantar? Chame o 156
Maratona Verde tem mutirão no Santana
Maratona Verde já começou
Entre o arboricídio e a Maratona Verde
Vem aí a Maratona Verde com 10 mil mudas para o Recife do Arboricídio
Parem de derrubar  árvores (45)
Parem de derrubar árvores (54)
Parem de derrubar  árvores (127)
Parem de derrubar árvores (130)

Serviço
Plantio de 33 árvores no Hospital da Mulher do Recife
Data: 14 de fevereiro de 2020 (sexta-feira)
Horário: 9h
Local: Hospital da Mulher do Recife – Rod BR-101 s/n – Curado

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Letícia Lins e Andréa Rego Barros /Divulgação/ PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.