Carnahorta: “Põe verde na democracia”

A Zona Norte vai ferver no próximo final de semana. No sábado, o que não vai faltar é gente caindo no frevo, fazendo o passo, por conta da quantidade de agremiações carnavalescas que tomam as ruas de bairros daquela área. Para citar apenas alguns: Os Barba e Mulher de Bigode (Poço da Panela); A Turma da Jaqueira Segurando o Talo, Pisando na Jaca e Sai dessa Noia (Casa Forte). Nenhum deles, no entanto, tem sentido  comunitário e preocupação  ambiental tão grandes quanto o Carnahorta, que pretende fazer no domingo uma grande festa em Casa Amarela, bairro que vem dando exemplo de organização e cidadania.  A concentração será na Horta Comunitária de Casa Amarela, na Rua Professor Souto Maior, onde os frequentadores e convidados serão animados por orquestra de frevo. Apesar do estandarte, o Carnahorta não percorre o bairro,  ao contrário do que faze as agremiações dos dois outros bairros  vizinhos.

E o tema da festa, claro, não poderia ser mais oportuno: “Põe verde na democracia”. Muito bom,  nesses tempos de tantos retrocessos quando o assunto é o cuidado com o patrimônio verde não só no Brasil, mas também no Recife, onde há uma  árvore mutilada em cada esquina. O verde aí não é uma alusão às cores utilizadas pela propaganda oficial Pátria Amada, mas sim o verde com o qual a população de Casa Amarela conseguiu recuperar uma área degradada e esquecida pelas autoridades, terreno que  vivia entulhado de lixo, animais mortos, metralhas. Cansada de esperar a ação do poder público, a comunidade se reuniu e implantou a Horta  Comunitária de Casa Amarela, atualmente um espaço de lazer com fruteiras, ervas, parCão e outros atrativos. Posteriormente, com a organização da comunidade, o poder público deixou de ser omisso e passou a colaborar, inclusive com a construção de calçadas e outros equipamentos urbanos. E, claro, nada como comemorar o feito com o carnaval, em uma festa alegre que pretende tornar ainda mais estreitos os laços da comunidade.

A Horta de Casa Amarela vai ter Carnahorta no domingo: desfile de fantasias, frevo e barraquinhas com comida.

O Carnahorta está marcado para 17h. E contará com uma série de atrações. A primeira delas é o desfile de fantasias, que deve incluir looks inspirados em temática que lembre cidadania, meio ambiente, o verde e a consolidação da democracia. A premiação não é para luxo não, mas sim para categoria originalidade. Portanto, lembrem-se: não é preciso abusar de plumas, brilhos, paetês. As inscrições para o desfile podem ser feitas pelo facebook da Horta Comunitária de Casa Amarela. Mais informações pelo telefone (81) 99967575731.

E o desfile de fantasias vai ter até premiação: Cortesia para o  Motel Nexos,  dois almoços na Comedoria Guimarães, um mês de aula grátis de hidroginástica com o professor Anderson. E, como ninguém é de ferro e o calor do carnaval é de matar, ainda haverá oferta de cinco chopes no Bar Taberna. Quem quiser colaborar para as despesas da festa, pode doar R$ 10 (o que está sendo solicitado pelos organizadores). Haverá barraquinhas para comercializar comidas como acarajé, espetinhos, caldinhos e crepes. E ainda, para vender refrigerantes, cervejas, batidas. A Horta Comunitária de Casa Amarela fica entre a Rua Professor Souto Maior e a Avenida José dos Anjos, à altura do Sítio Trindade.

Leia também:
Morro da Conceição: Baile de Fantasias
Comunidade recupera calçadas em Amarela
O exemplo do Morro da Conceição
Av José dos Anjos pede socorro
Tudo pronto para o Forró da Horta
Isso pode ser chamado de Avenida?
Exemplo para o poder público
Casa Amarela pede socorro
O “oásis” no deserto de concreto
“Jardim do Éden no Alto do Mandu”
Casa Amarela tem EcoCô
Sementes que brotam da Zona Norte
Casa Amarela em campanha pela horta
Casa Amarela cada vez mais cidadã
Arborização solidária em Casa Amarela
Horta urbana: três anos com festa
Horta Urbana sai com Bloco Carnahorta
“Isso não é um assalto, é horta no asfalto” 
Festa com samba na Horta Urbana
Entre a horta urbana e a insegurança
“Enterrem meu coração na curva do rio”

Serviço:
O quê: Carnahorta
Onde: Horta Comunitária de Casa Amarela, Rua Professor Souto Maior, 240, Casa Amarela
Quando: domingo
Horário: 16h
Atrações: desfile de fantasias (17h), Orquestra de Frevo (17h30m), 18h30m (premiação do desfile), Renato Coimbra Sax (18h30m), DJs Vitrola e Marcos da Lata (20h30m)

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Letícia Lins e Carnahorta / Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.