Morro da Conceição: Baile de Fantasias

Vejam só o luxo dessa fantasia. Não é de Bal Masquê nem Baile Municipal não, essas festas de carnaval tradicionais do Recife, movidas a muito brilho e plumas. A moça da foto, Sandra Farias, foi a grande vencedora do Baile de Fantasias do Morro da Conceição, que entrou em sua oitava edição, em 2020. Infelizmente não pude ir ao Morro da Conceição, ao qual costumo chegar com mais frequência do que os outros altos do Recife.

O Morro tem  fé, mobilização política, santuário, história. Em 2018, fui a baile carnavalesco com meus amigos Fernando Machado e Mucíolo Ferreira lá em cima. E foi divertidíssimo. Festa organizada, sem um incidente, sob a bênção de Nossa Senhora da Conceição, pois há uma imagem dela logo na portaria da sede da Escola de Samba Galeria do Ritmo, onde ocorreu a festa, há dois anos atrás.É obrigatório passar pela Santa, pois ela fica na cabeceira do corredor que dá acesso ao salão de dança.

O Morro da Conceição, aliás, se destaca no samba. As rodadas comandadas por Karina Spineli, aos finais de semana são famosas. Mas o baile de fantasias teve muito frevo também. E a moça da foto maior, Sandra Farias, foi a vencedora do concurso com uma roupa deslumbrante. Mucíolo até integrou a comissão julgadora (ao lado). Dessa vez, a festa foi  no Acadêmico Clube.

Não pude comparecer ao Baile e o resultado é  que algumas informações saíram equivocadas aqui no Blog. Mas a Presidente do Baile de Fantasias, Maria de Fátima Correia, me telefona para fazer as devidas retificações. Pedido atendido, vamos lá: Em outras edições, o Baile ajudou agremiações do bairro, como o Bloco Cervac em Folia, Osso Duro de Roer, Bloco Lírico Utopia e Paixão, Ói eu na Folia, entre outros. Em 2020, não houve ajuda para agremiações,  pois a organização do Baile decidiu fortalecer a cultura pernambucana, homenageando os grupos de foliões, fantasiados e foliões individuais, que concorreram a premiações. A festa teve até a presença do Rei e da Rainha de Momo 2019, já que o cetro e a coroa ainda não haviam sido repassados aos novos monarcas.

O Baile tem a parceria do Grupo de Quadrilha Tradição, que tanto sucesso faz nos festejos juninos do Recife. E contou com a presença de Henrique e seus teclados, participação de Grupo Terra, Orquestra Arrecife´s Frevo, Banda Ideia Fixa e de Eduardo Moreno Em 2018, estive no Baile de Fantasias, na sede da escola de samba Galeria do Ritmo. Em 2019, o Morro da Conceição protagonizou uma das cenas mais emocionantes do carnaval do Recife daquele ano, quando recebeu um cortejo de agremiações carnavalescas puxadas pelo Homem da Meia Noite, o boneco gigante mais famoso do Brasil. A festa teve até a presença do Rei Momo e da Rainha do Carnaval 2019, já que a dupla ainda não havia passado cetro e coroa aos sucessores.

Leia também:
Rei e Rainha de Momo sobem o Morro
Os passeios do Homem da Meia Noite
Paço do Frevo e Homem da Meia Noite animam o Bairro do Recife
Homem da Meia Noite sobe o Morro
Entre o sagrado e o profano, Homem da Meia Noite sobe o Morro
O homem de mola dos Guerreiros do Passo
Dia do Frevo tem programação antecipada
Aprenda a fazer o passo. De graça
Frevo para bebês jovens e coroas
Paço do Frevo tem nova troça no domingo
Óleo chega ao Paço do Frevo 
Paço do Frevo vai a Olinda
Paço do Frevo: 500 mil visitantes
“O frevo mexe com tudo” no Paço
Paço do Frevo e o Homem da Meia Noite animam o Bairro do Recife no domingo
Elefante no Paço do Frevo em janeiro
Paço do Frevo gratuito no fim do ano
Paço do frevo debate presente e futuro
Paço do Frevo: Cem por cento mulher
Paço do Frevo debate passado e futuro
Vovó Cici no Paço do Frevo
Frevo de Bloco no Bairro do Recife
Paço tem Arrastão de Frevo com Zé Puluca
Paço: frevo, forró e música psicodélica

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação / Baile de Fantasias do Morro da Conceição

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.