Cadê os lampiões da Ponte Velha? Eram quatro em cada poste, mas sumiram

Foi na Caminhada das Pontes, realizada no último domingo, pelo Grupo Caminhadas Domingueiras Olhe Pelo Recife,  que percebi o quanto a Ponte Velha está detonada. Faltam lampiões e sobra ferrugem.  Ela foi uma das seis contempladas no nosso passeio a pé, no último dia 2 de fevereiro. E vejam como tem história: foi originalmente edificada em madeira por Maurício de Nassau, em 1643. Mas a sua versão atual é datada do início do século passado. Hoje é uma das mais graciosas do Recife, com seus gradis em ferro rendado e 22 postes (dos dois lados)  que, somados, sustentam  ao todo 88 lampiões. Ops… Sustentavam. Ao passar nela, percebi como os postes estão pelados. T-O-D-O-S!

E cadê os antigos lampiões? Onde estão? Cada poste em ferro fundido, tinha originalmente quatro lampiões. Três em braços laterais e um na extremidade superior. Tomei um susto, ao passar lá com o grupo de caminhantes. Nenhum dos 22 postes estão completos. Faltam braços, luzes e sobram fios expostos. Ou seja, uma coisa muito feia. A degradação já foi denunciada várias vezes nas redes sociais, inclusive no Grupo Amantes do Recife. “Trabalho ali perto, e venho reclamando do descaso com a ponte desde 2019, pois não havia manutenção e braços e lampiões vinham sendo arrancados”, acusa Ubirajara Lopes Carvalho, Coordenador do Grupo Amantes do Recife.

Demora sem sentido na recolocação dos lampiões e braços nos postes antigos da Ponte Seis de Março (Ponte Velha).

“Depois, recolocaram alguns, mas nada mais fizeram. E no início de janeiro tiraram tudo”, lamenta o advogado, que diariamente passa pelo local. Felizmente, no entanto, nem tudo está perdido. Em nota ao #OxeRecife, a Emlurb informa que desde o final do ano passado a Ponte Velha está passando por um processo de recuperação e que a iluminação atual é provisória, para que ela não ficasse no escuro.

O problema do Recife, infelizmente, é que as obras – mesmo as pequenas iniciativas – demoram uma infinidade para que sejam concluídas. Por que será? Mas os gestores públicos garantem que de fevereiro a reposição na passa. Fiquem atentos para cobrar! “Os suportes enferrujados estão sendo recuperados, os postes estão sendo pintados e as luminárias antigas danificadas serão substituídas por novos lampiões em LED”. A expectativa é que os serviços sejam concluídos no local ainda neste mês de fevereiro. E o temor do #OxeRecife é que os antigos lampiões sejam substituídos por luminárias modernas que nada têm a ver com o estilo da ponte. Infelizmente, no Recife, há uma tendência de tornar mais feio o que é bonito. Perguntei à Emlurb se voltam os antigos lampiões ou se serão substituídos por  luminárias modernas, as famigeradas, em se tratando de uso em equipamento antigo. Estou esperando a resposta até agora.. Mas acontece muito. Portanto, fiquem de olho! Se os lampiões não retornarem, a gente vai gritar de novo.

Leia também:
Que breu é esse na Torre de Cristal?
Torre de Cristal não pode apagar. Trevas onde deveria haver luz
Cadê os lampiões da Ponte Velha?
Histórica, Praça Maciel Pinheiro vive a decadência
Caminhada das Pontes foi um sucesso
Lampiões surrupiados na Ponte Velha
Pontes ainda vão esperar por reparos
Pontes passam por restauração
Três pontes em obras. E a da Boa Vista?
Pontes restauradas e giratória que não gira
Sessão Recife Nostalgia: Ponte Giratória
Pátio de São Pedro está sendo pilhado
Vandalismo: prejuízo de R$ 2 milhões
Ponte da Boa Vista pede socorro
Ponte da Boa Vista ganha abraço
Ponte da Boa Vista ganha reparos
Imperatriz tem 26 lojas fechadas
São José e Santo Antônio ganham livro: viagem por quatro séculos de história
Silenciosa relíquia do tempo de Nassau
Praça Dom Vital de roupa nova

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.