“Bora Plantar?” chega a Areias

Bora Plantar? chega a Areias, nesta segunda-feira, segundo informa a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife. Nesta manhã, o bairro está recebendo 53 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica: sibipiruna (nove), ipês do roxo e do amarelo (17), pau-brasil (oito), sabonete (onze) e mororó (oito). De acordo com a Prefeitura, as árvores foram escolhidas com base no que determina o Manuel de Arborização Urbana do Recife.

Conforme a Smas, em 2019 foram plantadas 11.051 mudas no Recife. O problema é que muitas delas estão morrendo por falta de cuidados e aguação, inclusive em parques e jardins.  O fato é observado até em praças históricas da cidade. São 261.227 as árvores espalhadas por toda a cidade, sendo 56.624 plantadas no período compreendido entre 2013 e 2018 e 11.051 no ano passado, informa a Prefeitura.

O cidadão que deseja contribuir para o aumento das áreas verdes pode solicitar o serviço gratuito de plantio através do 156, informando o local e a quantidade de mudas que deseja. Ao ligar, é aberto um protocolo para análise, a partir daí técnicos ambientais da Smas vão até o logradouro para uma avaliação e escolha das espécies a serem plantadas naquela área escolhida pelo morador. Todo o processo demora em média 20 dias e é gratuito, segundo garante o titular da Smas, José Neves.

O #OxeRecife tem a maior simpatia pelo esforço dos órgãos públicos e da iniciativa privada em fomentar o plantio de árvores no Recife, cidade onde há centenas de ruas sem uma presença sequer de verde. Mas é preciso repor, também, as árvores que foram degoladas pela motosserra insana, pois a quantidade de degolas é grande e o arboricídio não cessa de crescer. Também defende que jardins e praças tenham o tratamento melhor por parte dos órgãos públicos, já que sua vegetação está morrendo por omissão dos órgãos competentes. Ou por descaso com a natureza mesmo.

Leia também:
O Recife tem quantas árvores?
Emergência climática: Recife mais verde é balela
Recife árido: emergência climática
Cadê o bosque do Parque Urbano da Macaxeira?
O Recife da paisagem mutilada
Bora Plantar dá 773 árvores ao Recife
Bora Plantar? mobiliza Zona Norte
Bora Plantar? Chame o 156
Maratona Verde tem mutirão no Santana
Maratona Verde já começou
Entre o arboricídio e a Maratona Verde
Vem aí a Maratona Verde com 10 mil mudas para o Recife do Arboricídio

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Smas / Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.