Olha! Recife: os caminhos do Imperador

Uma das iniciativas da Prefeitura de maior empatia com o público, o Projeto Olha! Recife oferece roteiros movidos a história e magia, nas três próximas edições, que acontecem sábado (18), domingo (19) e quarta-feira (22). São eles: Animais Fantásticos do Recife e onde habitam, os Caminhos do Imperador e Recife Barroco. O primeiro, do sábado, será feito em ônibus. Os dois últimos, a pé. E é bom fazer logo a inscrição, que abre a partir das 9h da sexta-feira (17). Elas podem ser feitas no site www.olharecife.com.br. Como vocês sabem, os passeios são gratuitos, guiados, e abertos a recifenses e turistas.

O passeio de ônibus deste sábado (18) chama a atenção para as obras de arte de animais e seres mitológicos espalhadas pelas ruas e prédios do Recife. Ou seja, tem um toque mágico. O tour passará pelo leão gigante do Mestre Nuca (localizado no Terminal Marítimo),  pelo caranguejo do manguebeat (na Rua da Aurora). O roteiro inclui outras curiosidades: o Beco do Veado, as sereias da igreja de São Pedro dos Clérigos, os dragões da Rua Nova, as gárgulas do Museu do Trem, os leões da Praça Maciel Pinheiro, e as garças da Praça do Entroncamento. Também estão no roteiro as vaquinhas da CowParade e os Galos de Carnaval, espalhados pela cidade. O transporte sai da Praça do Arsenal, às 14h.

Igreja de São Pedro dos Clérigos,  no Pátio de São Pedro, está no Roteiro Barroco do Olha! Recife da quarta. (ARB)

No domingo (19), caminhada será um passeio pela história, inspirado no roteiro realizado pelo Imperador Pedro II, em sua visita ao Recife. Isso porque o tema será Caminho do Imperador, saindo da Praça do Arsenal às 9h. O passeio fará o trajeto realizado por Dom Pedro II em sua visita à capital pernambucana, no distante ano de 1859. Os participantes passarão por pontos que já existiam na época da visita, tais como o Cais do Abacaxi, a Igreja do Divino Espírito Santo e a antiga Cadeia do Recife (hoje Arquivo Público). Farão parte ainda deste roteiro os atrativos que se instalaram na localidade em outras épocas, mas que também possuem grande importância na história da cidade, como a Igreja e o convento de Santo Antônio da Ordem de São Francisco e o Palácio da Justiça.

O passeio se encerra com uma visita às dependências do Palácio do Campo das Princesas, cujo nome teria origem na visita. Isso porque as filhas do Imperador – as princesas – teriam brincando nos seus jardins. A outra opção de passeio a pé será na quarta-feira (22), desbravando a arte barroca existente na cidade. O grupo tem saída marcada da Praça do Arsenal, às 14h. No passeio será possível observar essa simbologia presente nas talhas, pinturas e conjuntos de imagens, que dialogam com a história da cidade e a memória afetiva de seus moradores, sendo também os mais ricos repositórios de arte do Brasil Colonial. No roteiro, estão a Igreja da Madre de Deus e a Catedral de São Pedro dos Clérigos, localizada no Pátio de São Pedro. Os passeios são gratuitos, mas é solicitado que os participantes contribuam com doações de um quilo de alimento não perecível por pessoa. Os alimentos serão encaminhados para instituições de caridade.

Leia também:
Com Hans, entre o barroco e rococó
Sinos novos na Basílica do Carmo
Minha tarde no Olha! Recife
Minha tarde no Olha! Recife (1)
Treze de Maio: brinquedos com história
MeninXs na Rua com Abelardo da Hora
Pernambuco sem os acervos de dois Abelardos: o da hora e o Rodrigues
Caminhadas Culturais: Abelardar
Vamos salvar o centro do Recife?
Bairro do Recife em discussão
Fórum Arte Cidade movimenta o Recife
Art Déco: Recife ou Miami
Praça Dom Vital de roupa nova
Praça alegre e colorida na Mário Melo
Que tal viver o Centro no domingo?

SERVIÇO
Olha! Recife de ônibus
Tema: Animais Fantásticos do Recife e Onde Habitam
Dia: 18/01
Hora: 14h
Saída: Praça do Arsenal

Olha! Recife a pé
Tema: Caminho do Imperador
Dia: 19/01
Hora: 9h
Saída: Praça do Arsenal

Olha! Recife a pé
Tema: Recife Barroco
Dia: 22/01
Hora: 14h
Saída: Praça do Arsenal

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Marcos Pastich e Andréa Rego Barros/ Divulgação / PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.