Plásticos nas praias viram embalagens

Ontem noticiamos aqui que uma empresa do Rio de Janeiro – a Zerezes – começou a fabricar armações de óculos a partir do plástico de canudos coletados nas praias brasileiras. Hoje falamos de uma outra empresa, a Amaro, com sede em São Paulo, que está lançando uma nova embalagem com plástico recolhido da mesma forma. O #OxeRecife louva iniciativas como estas. Até porque todo mundo sabe que – a continuar a prática atual – em 2050 os oceanos terão mais plásticos do que peixes. Então, tudo que for para reduzir esse material nas areias e mares está valendo, não é mesmo?

O novo modelo de embalagem adotado pela AMARO substitui o plástico virgem por matéria prima que a gente vê, jogada aos montes, nas areias de nossas praias, de norte a sul do Brasil (garrafas PEt, sacolas,etc). A iniciativa da empresa  faz parte do movimento Rethink Plastic, que busca repensar o uso da matéria prima na cadeia da marca, inclusive em itens do vestuário. A empresa informa que já trabalha com outros dois modelos de embalagens sustentáveis:   a sleeve packaging (envelope 100% reciclável já utilizado em 50% dos pedidos) e as caixas de papelão com o selo Eu Reciclo (que certifica a logística reversa de uma porcentagem dos pedidos enviados dentro delas).

“Temos muitas ações planejadas para reduzir o uso de plástico ao longo dos próximos anos, principalmente no que diz respeito a materiais virgens e produção de resíduos. Também estamos revisando cada produto da cadeia para entender onde temos oportunidades de fazer substituições mais sustentáveis”, explica Denise Door, diretora de branding e marketing da AMARO. O Rethink Plastic integra o projeto AMARO Cares – Tendências que Transformam , que tem como objetivo construir uma sociedade mais sustentável, apoiando ações que beneficiem o meio ambiente e as pessoas. A iniciativa tem três pilares: social, produtos eco e sustentabilidade. O último tem foco na redução do uso de material virgem nas embalagens, além de fomentar a reciclagem.

A AMARO é uma marca digital de moda que oferece as últimas tendências, através de lojas inteligentes batizadas de Guide Shops. Clientes podem conhecer pessoalmente as novidades da marca nos treze Guide Shops AMARO distribuídos entre São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte. A AMARO oferece mais de 10.000 modelos anualmente, que podem ser comprados nos Guide Shops, no site ou no aplicativo móvel da marca, sempre com o conforto da entrega a domicílio ou retirada nos Guide Shops.

Leia também:
Agreste contra o óleo: “O Mar nos une” 
Boa Viagem: #Sechegaragentelimpa
Começa a campanha Praia Limpa
A praia de Boa Viagem está limpa?
Praia Limpa para Boa Viagem e Pina
Plásticos poluem Boa Viagem
Mutirões espontâneos contra o lixo
Ministro manda oceanógrafo trabalhar na caatinga. E o Sertão já virou mar?
Longe dos ataques verbais de Brasília, Nordeste e Amazônia se entendem
Há risco de tubarão em mar protegido?
Plásticos viram vilões de tartarugas 
Servidor federal é afastado porque fez a coisa certa na proteção ambiental
Taxa de Noronha não é roubo, mas recurso para proteger a natureza
Deixem que vivam as baleias
Colete três plásticos na areia
Mar: mais plásticos do que peixes em 2050
Litoral Sul terá área de proteção marinha
A matança dos guaiamuns ameaçados
Comer lagosta ovada é não ter coração
Disciplina para barcos no Litoral Sul 
Tartarugas: entre a ameaça e a salvação
Tartarugas voltam aos rios no Pará
Acordo na justiça para algozes do marlim azul
O balé noturno das raias em Noronha

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Breno da Matta/ Divulgação / Amaro

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.