Parque Estadual de Dois Irmãos: 81 anos

Situado em área urbana – mas com nada menos de 1.158 hectares de muito verde – o Parque Estadual de Dois Irmãos tem um motivo a mais para ser visitado, a partir das 9h da terça-feira (14/01). É que  aquela verde área de lazer tão disputada por adultos e crianças está completando nada menos de 81 anos, contando-se a sua fundação como Zoobotânico, em 1939. Em 1998, no entanto, a unidade de conservação foi transformada no Pedi, hoje uma das maiores áreas contínuas de Mata Atlântica do Recife.

Para assinalar a data, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco preparou uma programação especial, que contará com a participação das crianças inscritas na primeira semana da Colônia Zoo Férias, que segue até a sexta-feira (17), e que é coordenada pelo equipamento. Das 9h às 11h, haverá os chamados enriquecimentos temáticos. Acompanhadas pelo biólogo Diogo Aguiar, as crianças vão vivenciar atividades que visam estimular os animais como estes estivessem na natureza. Entre os bichos selecionados para a atividade estão o hipopótamo, onça preta (Pelé) e suçuaranas (Naruto e Nala) e o leão (Leo).

Às 15h, para celebrar os 81 anos do equipamento –  que tem com o objetivo promover a conservação ambiental, o bem-estar animal e a educação ambiental – haverá um parabéns acompanhado das crianças da colônia Zoo Férias. O Parque foi idealizado pelo ecólogo e ambientalista Vasconcelos Sobrinho (1908-1989), um dos mais importantes pesquisadores da biodiversidade do estado, e que veio a se tornar o seu primeiro diretor. “O Governo de Pernambuco tem um forte compromisso com o Parque, umas das suas 86 unidades de conservação, diz José Bertotti, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco.

E atenção: estão abertas as inscrições para a Colônia Zoo Férias, destinada a crianças e jovens entre 4 e 15 anos, que acontece entre de 13 a 17 de janeiro (ainda há vagas para esta semana), e entre os dias 20 a 24/01/20. Os horários mudam de acordo com o dia da semana, sendo das 8h às 12h, nas segundas, quartas e sextas-feiras, e das 13h às 17h, nas terças e quintas-feiras. O ingresso individual, por dia, custa R$ 50 e já o passaporte para os cinco dias de atividades de férias é R$200. Este ano, haverá dois eventos especiais de apenas um dia: Os melhores momentos do Zoo Férias, no dia 28/01, pela manhã, além do Zoo Noturno Mal Assombrado, que será realizado no dia 31 de janeiro. Nessa data, além da visita aos animais de hábitos noturnos, haverá encenação de lendas e assombrações do Recife. Para mais informações, ligar para os telefones (81) 3184-7754 / 3184-7750. As inscrições são presenciais, na sede do Parque. Ainda  nesta semana, o #OxeRecife volta ao assunto Pedi, mas para abordar a situação crítica do histórico Chalé do Prata, um patrimônio abandonado que – se cuidado – renderia uma boa atração turística para o Recife.

Leia também:
Parque de Dois Irmãos triplica de tamanho
Conhecendo a Mata Atlântica
Aprendendo a preservar a Mata Atlântica
Mais matas devastadas em Paulista
Verde em risco em Paulista
Mata de pau-de-jangada destruída
Veja a flora do Sertão em Dois Irmãos
Dois Irmãos em festa para a meninada
O lado “humano” dos macacos
Sérgio: seis horas para salvar sagui
Jujuba vira remédio para os macacos
Macaco prego aparece em Apipucos
Aprenda a diferenciar as cobras que têm veneno em Dois Irmãos
Serpentes e falcoaria movimentam Zoo
Vai sair a reforma do Chalé do Prata
Chalé do Prata começa a desabar
 
Casarão do Açude do Prata perto da restauração 
Vai sair a reforma do Chalé do Prata
Parque Dois Irmãos triplica de tamanho
O refúgio das preguiças perdidas 
O estrago do bambu na Mata Atlântica
Ervas sagradas ganham sementeira
Mata Atlântica ganha viveiro para a produção anual de 100.000 mudas
Conhecendo a Mata Atlântica
Domingo tem trilhas pela natureza
Primeiro corredor ecológico vem aí
Mata Atlântica ganha agentes populares
“Pulmão” protegido no Grande Recife
Desmatamento em “pulmão” do Recife
Não deixe a Mata Atlântica se acabar

Texto: Letícia Lins/ #OxeRecife
Foto: Lu Rocha / Divulgação / Semas

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.