Dia da Buscada de São Gonçalo

Uma das festas religiosas mais tradicionais do Grande Recife,  a Buscada de São Gonçalo do Amarante acontece no domingo (12/1), em Itapissuma, Litoral Norte de Pernambuco.  As homenagens ao padroeiro do município, no entanto, começaram no último dia 5 com a levada da imagem do Santo para a Capela de São Paulo, que fica na ilha de Itamaracá. Agora é a vez da buscada, e a previsão é que o cortejo chegue a Itapissuma por volta de 17h do domingo. A Buscada de São Gonçalo do Amarante é considerada uma das cinco maiores procissões marítimas do Brasil.

De acordo com a Prefeitura, cerca de 150 embarcações devem participar do cortejo religioso, que em 2020 completa nada menos de 159 anos de tradição.  Ao desembarcar em Itapissuma, a imagem de São Gonçalo, como sempre ocorre, será “devolvida” à Igreja Matriz de São Gonçalo, que fica na cidade localizada a 35 quilômetros do Recife. Já fui várias vezes à Buscada, e infelizmente presenciei cenas lamentáveis, como as garrafas de uísque atiradas ao mar, por passageiros e tripulantes de iates luxuosos. Espero que a Prefeitura e a Cprh tenham feito este ano campanha de conscientização entre os participantes do cortejo marítimo.

Porque, ao final, sempre resta muito lixo boiando: garrafas, corpos plásticos, latas de cerveja. Depois da procissão, procissão, uma Missa precedida pelo Padre Josenildo e show com o Frei Neto. Cerca 10 mil fiéis são esperados no desembarque da imagem do padroeiro.. São Gonçalo do Amarante é um santo português, que morreu em 1262. A tradição diz que foi um homem de muita caridade.

São Gonçalo também é  conhecido como santo casamenteiro, com olhar apurado para as periferias das cidades e conhecido por usar uma viola para encantar e converter os fiéis. A cidade de Itapissuma tem uma paróquia dedicada a ele desde 1984. De acordo com a Prefeitura, a parte profana da festa ocorre entre os dias 16 e 19 de janeiro, com artistas locais e nacionais: Jorge Aragão (dia 19), Xand Avião (dia 16), Taynara Andreza (17). Os shows acontece no patio de eventos da cidade a partir das 21h.

Leia também:
Buscada de São Gonçalo do Amarante: fé e lixo
A Buscada de São Gonçalo do Amarante e o cuidado com a natureza
A língua “incorrupta” de Santo Antônio
Festa do Morro tem novidade
O povo “ferido” da Festa do Morro
Capelinha de melão, é de São João, é de cravo é de rosa, é de manjericão
Santo Antônio: , casamenteiro, soldado, tenente e vereador cassado
Olha! Recife:  São Pedro, Santo Antônio,  e São João
Antoninas sem cachês milionários
 Linda, Procissão da Bandeiras é sábado
Dragão, tambores e limpeza no Rio
Praia limpa e impunidade na areia
Feliz 2019 com consciência ambiental
Cadê a saúde pública? E as placas educativas?
Ecoponto: “tudo junto e misturado”
Plásticos viram vilões de tartarugas
Acordo na justiça para algozes de marlim azul 
Canal de Santa Cruz ganha aliado 

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação / Prefeitura de Itapissuma

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.