“Boi Voador” vira bloco e faz prévia

Turismólogo, historiador, idealizador dos roteiros do Projeto Olha! Recife e coordenador do Projeto Recife Sagrado, Bráulio Moura é o homenageado do Bloco Boi Voador, no carnaval do Recife, em 2020. E a ele é dedicada, também, a prévia carnavalesca que acontece a partir das 19h da sexta e-feira (10/01) Restaurante e Pizzaria Boi Voador, que fica na Rua da Guia.

Bráulio (foto ao lado) é servidor público lotado na Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer da Prefeitura desde 2013. E é, também, o idealizador do espetáculo Boi Voador, que já foi encenado duas vezes no Bairro do Recife e que voltará a ser apresentado no dia 15 de março de 2020, dentro das comemorações do aniversário da cidade. Em 2019,o espetáculo foi reconhecido com o Prêmio Nacional de Turismo, concedido pelo Ministério do Turismo como a melhor iniciativa de valorização do patrimônio cultural associada ao turismo. E não era para menos.

Até porque a história mexe com o imaginário da população recifense desde o século 17. O boi voador está nos livros, na memória, nas lendas, nos palcos, na fantasia do recifense. E, claro, aguça curiosidade de turistas. Boi Voador é até nome de bar, que fica na Rua da Guia, 93. É também nome de bloco de carnaval, cuja concentração é na segunda-feira de carnaval, naquele endereço, a partir das 15h. Mas bem antes, na sexta-feira (10), o Boi Voador fará uma festa, a partir das 19h, naquela que será sua primeira prévia carnavalesca de 2020, quando anunciará que Bráulio será o homenageado do Bloco Boi Voador. A festa vai ter brega (com Dames Santana e convidados), muito frevo (com a Frevioca, Maestro Cebolinha e Tony Frevo). Haverá, ainda, apresentação  da Companhia de Dança Passos da Ladeira. Depois, forró com Raminho do Acordeon. Sim, e bate papo como homenageado. Portanto, prepare o pé.

Serviço:
O quê: Primeira Prévia do Boi Voador
Quando: Sexta-feira, dia 10/01
Horário: a partir das19h
Onde: Restaurante Boi Voador, Rua da Guia, 93, Bairro do Recife
Quanto: Acesso livre, mas camiseta custa R$ 20
Homenageado: Bráulio Moura
Atrações: orquestras, Frevioca e atores interpretando personagens históricos
Obs: O Boi Voador fará sua segunda prévia no dia 7 de fevereiro, no mesmo horário. E desfile do Bloco Boi Voador acontece na Segunda-Feira de Carnaval, com concentração às 15h, em frente ao Restaurante. 

Leia também:
Sessão Recife Nostalgia: Maurisstad, arcos e boi voador

Recife tem Boi Voador e cortejo de bois
Carnaval para os 481 anos do Recife
Recife, 482 anos: vamos de boi voador?
Recife faz festa com boi voador
Olha! Recife: rio, ponte e boi voador
Silenciosa relíquia do tempo de Nassau
Turista, placa apagada e boi voador 
O Recife através dos tempos
Cemitério desafiou as leis do século 19
História: os pioneiros cemitérios dos ingleses
O charme dos prédios do Bom Jesus
Letreiros viram marcas do Recife

Boa Viagem tem Xodó
Sessão Recife nostalgia: Ponte Giratória

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação / Boi Voador

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.