Os agraciados com o Prêmio Vasconcelos Sobrinho

Passei hoje toda a tarde no Cais do Sertão, onde foi realizada a cerimônia de entrega do Prêmio Vasconcelos Sobrinho 2019, que entrou em sua trigésima edição, premiando pessoas que se destacam em defesa da natureza. Como vocês sabem, o #OxeRecife foi agraciado na categoria Destaque Imprensa, por conta da prioridade que tem dado a reportagens sobre o meio ambiente. O  prêmio é concedido pela Agência Estadual do Meio Ambiente (Cprh) e Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco.

Ao abrir a cerimônia, o Presidente da Cprh, Djalma Paes, destacou que o orçamento da Agência é quatro vezes superior ao inicialmente previsto. E relatou algumas novidades: ao completar 43 anos de atuação, a Cprh acaba de mudar de endereço e conseguiu comprar o terreno onde funciona o Centro de Triagem de Animais Silvestres da Cprh, o Cetas Tangara. Destacou a realização de projetos pioneiros no Nordeste, como a implantação do primeiro corredor ecológico da região. Lembrou,  ainda, iniciativas em andamento no Arquipélago de Fernando de Noronha, que está se livrando do uso de plásticos e implantando medidas para zerar as emissões de carbono até 2025.

“Pernambuco tem mapa eólico, solar e sobretudo ambiental, para que empresas se instalem em locais onde gerem o menor impacto”, disse ele, lembrando que Pernambuco resiste às iniciativas do governo federal que contrariam ou desmontam conquistas na área do meio ambiente. Já o titular da Semas, José Bertotti afirmou que “crescimento só não é tudo”, e que “desenvolvimento só acontece com  inclusão”. Ele lembrou que as medidas que vêm sendo tomadas pela Semas/ Cprh – incluindo as adotadas no maior desastre ambiental do litoral do Nordeste – “são todas com embasamento científico”.

A premiação mostrou que nesses tempos tão difíceis para a preservação do meio ambiente e tantas insanidades oficiais lá em Brasília, resta o conforto de saber que tem muita gente agindo em favor da preservação do meio ambiente, em todas as regiões de Pernambuco. Sinceramente, fiquei feliz de ver tantos trabalhos em defesa da fauna, da flora, da agricultura sem agrotóxicos, e inovações tecnológicas que têm como alvo a proteção da nossa mãe natureza. Veja quem são as pessoas agraciadas pelo trabalho em defesa do meio ambiente em Pernambuco. E o #OxeRecife está no meio, como vocês podem observar ao lado, com a titular do Blog, Letícia Lins, logo após a premiação, entre o Presidente da Cprh (Djalma Paes) e a coleguinha Beatriz Castro (TV Globo), que foi a apresentadora oficial da cerimônia.

Veja nomes e iniciativas contempladas com Prêmio Vasconcelos Sobrinho
Categoria: Bem-estar Animal
1° lugar: Pedro de Assis de Oliveira
Projeto: Bem-estar animal
2° lugar: Ariene Cristina Dias Guimarães Bassoli
Programa Adote um Vira-Lata
3° lugar: Goretti Queiroz
Projeto: SOS Cavalos

Categoria: Inovação Tecnológica
1° lugar :Projeto: Bichos da Caatinga – Tecnologia gerando atitude
Responsável: Bruno Bezerra de Souza Pereira
2° lugar: Projeto: Dispositivo de exclusão de fauna acompanhante em redes de arrasto para camarão (DEFA)
Responsável: Vanildo Souza de Oliveira
3° lugar: Portal de Zoologia de Pernambuco
Responsável: Filipe Martins Aléssio

Categoria: Pesquisa Ambiental
1° lugar: Projeto: Ecologia e conservação de crocodilianos na Mata Atlântica de Pernambuco – Projeto Jacaré /UFRPE
Responsável: Jozélia Maria de Sousa Correia
2° lugar: Monitoramento participativo de micro-organismos em policultivos de transição agroecológica no assentamento Chico Mendes III: uma aproximação do conhecimento científico e o conhecimentos dos agricultores
Responsável:  Patrícia Vieira Tiago
3° lugar: Caracterização polifásica de fungos isolados de substratos relacionados à melípona scutellaris (apidae meliponini) no ambiente de colmeias racionais.
Responsável: Renan do Nascimento Barbosa

Categoria: Projetos e Práticas Educacionais Ensino Fundamental I, II e Médio
1° lugar: Projeto: Bens ecoturísticos como instrumentos de Educação ambiental na articulação pelo desenvolvimento sustentável em São José do Egito/PE
Responsável: Alex Bruno da Silva Farias
2° lugar: Horta em casa
Responsável: Fabiane Torres Vilela
3° lugar: Conhecendo os Animais Peçonhentos
Responsável:Felipe Edvaldo da Silva

Categoria: Destaque Municipal
1° lugar: Projeto: Plano de gestão dos Jardins Históricos de Burle Marx em Recife
Responsável: Janaína de Oliveira Granja
2° lugar: Restingas de Igarassu
Responsável: Gilmar Gonçalves da Silva
3° lugar: Sala Verde –  Serra Talhada Sustentável
Responsável: Ronaldo Timóteo de Melo Filho

Categoria: Destaque  Imprensa
1° lugar: Reportagem Especial Nova Rotação (Jornal do Comércio)
Jornalista: Roberta Soares
2° lugar: #OxeRecife  – Blog (oxerecife.com.br) com foco grande para as questões do meio ambiente (foto)
Jornalista: Letícia Lins
3° lugar: Desmatamento está no debate do País
Equipe jornalística: Renata Monteiro, Mirella Araújo e Eduarda Bravo

Categoria: Personalidade do Meio Ambiente
1° lugar:João Luiz Aleixo da Silva (Lula do Mel)- é natural de Caruaru (PE) e é o idealizador do Solar das Abelhas – Centro de Educação Ambiental de referência sobre abelhas e meio ambiente em Pernambuco (sede em Caruaru)
2° lugar: José dos Santos Semente (in memoriam). José dos Santos Semente, natural de Recife (PE), nasceu em 27/02/1948. Era professor da rede pública, ativista das causas comunitária e ambiental por muitos anos, com expressiva atuação na defesa da preservação da Mata do Engenho Uchoa e dos direitos da comunidade do bairro do Barro, na Zona Oeste da cidade, entre outros, por meio do Conam. Faleceu no Recife, no dia 26 de outubro desse ano, aos 71 anos.
3° lugar:
Domingos Sávio de França
Empreendedor Socioambiental – Fundador da Startup REECicle – Inovação e Inteligência em Reciclagem, Mantenedor do Centro de Recondicionamento de Computadores do Recife, Membro-fundador da Associação Brasileira de Reciclagem e Inovação – ABRIN, bacharel em administração de empresas, especialistas em gestão e controle ambiental, mestrado em tecnologia ambiental. Atuou em Governo do Estado do Ceará e em várias prefeituras como gestor e consultor de programas de inovação, educação tecnológica e meio ambiente.

Leia também: 
#OxeRecife é destaque da Imprensa no Prêmio Vasconcelos Sobrinho, da Cprh

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Alexandre Cesário de Trindade e Juliana Lins / Cortesia

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.