Mutirão mega no Mais Vida nos Morros

Um dos programas inovadores da atual gestão do Recife, o Mais Vida Nos Morros, realiza no momento o seu segundo megamutirão. A ação do voluntariado já teve início por volta de oito horas da manhã desse sábado (14), e inclui  pintura de casas, muros, além de programação cultural e atividades lúdicas para as crianças. A expectativa é que a iniciativa conte, hoje, com 10.000 voluntários.

Nas últimas semanas uma série de oficinas, intervenções nos espaços públicos, arte urbana e requalificações foram realizadas junto com moradores, voluntários e os embaixadores do Mais Vida nos Morros. A ação realizada pela Prefeitura, em parceira o programa Chegando Junto e Tintas Coral, está beneficiando cerca de 4,8 mil moradores de 12 comunidades das Zonas Oeste, Norte e Sul do Recife.

O voluntariado conta com presença de “embaixadores” como os artistas Nena Queiroga, Geraldinho Lins, Dj 440, Gerlane Lops, Michelle Melo, Adriana B, João do Morro, Schevchenko e Elloco, Cannibal, Lula Queiroga e Silvério Pessoa. Também são embaixadores os chefs Carmem Virginia (Altar Cozinha Ancestral) e Thiago das Chagas (Retetéu), os ativistas Angélica Nobre (Angu das Artes), Fábio Silva (Porto Social), Bruna Monteiro e Dulce Gaioso (nomes à frente do Mãetamorfose), o educador João Correia (Colégio Cognitivo), o consultor Francisco Cunha (TGI), o artista plástico Manoel Quitério, o fotógrafo Max Levay. E ainda os atletas Kuki, Carlinhos Bala e Zé do Carmo.

Como representantes das comunidades que tiveram suas vidas transformadas, também foram chamados os moradores Hamon Dennovan do Alto José do Pinho; Flávia Cristina de Pedra Bonita, no Vasco da Gama; e Marcos Batatinha, da UR-10, da Cohab. “O 14 de dezembro é  um dia muito importante para a história da nossa cidade. Todos os servidores de todas as secretarias, voluntários, moradores, personalidades, estarão juntos nessa transformação. É o Recife unido para fazer a diferença e chegar junto de quem mais precisa. Um dia que a gente vai estar consolidando o protagonismo do cidadão, a cidadania ativa, o engajamento, a vontade de fazer a diferença não como uma política pública do Estado ou do Governo, mas de toda a sociedade”, afirma o Secretário de Inovação Urbana do Recife Tullio Ponzi, idealizador do programa.

“O Megamutirão é a síntese do movimento Tudo de Cor, da Coral, que há 10 anos busca levar cor, energia e autoestima aos mais diversos espaços e comunidades do Brasil, engajando e inspirando moradores e voluntários a criar locais mais agradáveis para se viver. Não poderíamos estar mais orgulhosos de fazer parte dessa transformação”, comenta Elaine Poço, diretora de Sustentabilidade da AkzoNobel para América Latina. Através da parceria com as Tintas Coral, foram disponibilizados 28 mil litros de tintas para a pintura das casas, muros e fachadas das 12 áreas, com a atuação dos artistas plásticos Rafa Mattos (Borborema), Manoel Quitério (Jordão), Erinaldo Florim (Sancho), Bonny (Santo Amaro), Pixote (Vila União), Teogenes (Bola na Rede), Lídio (Arruda), Ítalo Bazon (Dois Rios), Nadílson (Rio da Prata), Carbonel (UR-01), Joubert (Alto da Bela Vista) e Michel (Vila São Miguel. As secretarias da Prefeitura do Recife também estão engajadas nas ações para envolver os moradores na transformação das áreas. Vamos ver, depois, a metamorfose desses locais.

Confira os locais das intervenções de hoje:

  •       SANTO AMARO – R. Mário Albuquerque Cavalcante, Santo Amaro, Recife – PE
  •       VILA UNIÃO – R. Nova Aliança – Iputinga, Recife – PE
  •       BOLA NA REDE – Praça da Bíblia – Estr. da Mumbeca – Guabiraba, Recife – PE
  •       ARRUDA – Av. Prof. José dos Anjos, 254 – Campo Grande, Recife – PE
  •       BORBOREMA – Av. Mal. Juarez Távora, Boa Viagem, Recife – PE
  •       DOIS RIOS – Rua Jornalista Edson Regis, Ibura, Recife – PE
  •       JORDÃO – R. Sertânia, 101 – Jordão, Recife – PE
  •       RIO DA PRATA – Rua Rio da Prata, Ibura, Recife – PE
  •       SANCHO – Av. Tempo Feliz, 107 – Sancho, Recife – PE
  •       ALTO BELA VISTA – Rua Dermeval Lobão – Ibura, Recife – PE,
  •       VILA SÃO MIGUEL – R. do Mangue – Afogados, Recife – PE
  •       UR-1 – Rua da Cordilheira, 25 – Cohab, Recife – PE

Leia também:
Mais Vida nos Morros ganha prêmio
CurioCidades: o Recife turístico e afetivo de 40 fotógrafos
Nova fase para o Mais Vida nos Morros
Barco, caminhada e Mais Vida Teimosa
Centro do Recife precisa de mais vida
Laboratório da Paz transforma morros
Alto Sustentável completa cinco anos
Alto José Bonifácio está mais colorido
Morros começam a ganhar hortas
Troque uma muda por uma ideia
Mais Vida nos morros do Vasco
Que tal turismo nos morros coloridos?
ONU de olho no Mais Vida nos Morros
Túlio Ponzi e o Mais Vida nos Morros
A paisagem colorida do Córrego do Jenipapo
Mais Vida nos Morros se amplia
Praça alegre colorida na Mário Melo 
A rua também é nossa

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Marcos Pastich / Divulgação / PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.