Festa no Cais de Santa Rita: “Sextou”

De vez em quando, tem sessão musical nas estações do metrô. Cantatas natalinas também vêm acontecendo em muitos lugares. Mas a nova festa de final de ano ocorre no Centro de Comércio do Cais de Santa Rita, nessa sexta (13): é o Projeto Sextou no Cais. O evento começa  às 8h e se prolonga até 17h, com atividades que passam pela música, por sorteios de brindes, danças, desfile de moda e prestação de serviços. A iniciativa é da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc). O objetivo é movimentar as vendas do local, onde se concentram hoje ambulantes que atuavam no entorno do Mercado de São José.

Além do lazer, o Sextou propiciará também atendimentos, como testes de glicemia, aferição de pressão arterial, assistência jurídica, cuidados com alimentos. Terá até um momento religioso, com a Bênção de São Félix, que acontece todas as sextas, no interior da Basílica da Penha, que fica no Bairro de São José. Entre as atrações culturais estão Orquestra Imperial da Bomba do Hemetério, Mendes e sua Orquestra com passistas, MC Bolado, Aulão de Dança com o Caminhão da Malhação.

“A ideia é apresentar o local e sua infraestrutura para a população recifense e visitantes também. O equipamento é um importante passo na melhoria do ordenamento do Centro do Recife, com o qual os trabalhadores têm lugares dignos para receber seus clientes e o turista pode visitar nossos pontos históricos com mais facilidade”, explica João Braga, titular da Semoc. Eles atuavam nas ruas que ficam próximas ao Mercado de São José e no entorno da Praça Dom Vital, onde fica a Basílica.

O novo equipamento do Cais de Santa Rita está em funcionamento desde 2017, com cerca de 40 boxes de alimentação (foto maior). A última etapa foi entregue em novembro deste ano e tem capacidade para 374 bancas e boxes de roupas, alimentação, feira de frutas e verduras, fiteiros, estivas e alimentos como grãos, charque e frios em geral. A área recebeu ainda o Novo Mercado das Flores, que antes funcionava próximo à sede do Consórcio Grande Recife, com cerca de 40 vendedores de flores. O novo Cais de Santa Rita está com horário ampliado para os festejos de fim de ano, funcionando de domingo a domingo das 6h às 18h. Caso você vá fazer compras no local, confira a tabela abaixo, para unir o útil ao agradável.

Programação:

8h às 12h Arte Educação sobre Trânsito
9h às 9h30 Benção de São Félix
9h às 16h Testes de glicemia, aferição de pressão arterial, palestras sobre higienização e cuidados com alimentos
9h às 12h Desfiles de Moda
10h às 11h Assistência Jurídica
10h às 11h Orquestra Imperial da Bomba do Hemetério
14h às 15h Mendes e sua Orquestra, com Passistas
15h às 16h Mc Bolado

Leia também:
Vamos viver o Centro no domingo
Praça Dom VItal de roupa nova
Praça Dom Vital parece um ninho de rato
Praça Dom Vital em petição de miséria
Praça Dom Vital fica pronta esse mês
O Recife leva banho de Salvador no quesito limpeza
Nova paisagem em São José
São José e Santo Antônio ganham livro: viagem por quatro séculos de história
Bairro de São José: o Haiti não é aqui
O belo e detonado Bairro de São José
Minha tarde no Olha! Recife (1)
Minha tarde no Olha! Recife
Cine Glória: Art Nouveau e decadência

Serviço:
Sextou no Cais
Cais de Santa Rita – Bairro de São José, Recife
Sexta-feira – 13/11
Das 8h às 17h

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Carlos Augusto / Divulgação/ PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.