Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Sinfônica reverencia pernambucanos

No último concerto de 2019, a Orquestra Sinfônica do Recife se despede de 2019 com homenagem ao maestro Guedes Peixoto, que foi um dos seus regentes. Nesta quarta (11), a OSR se apresenta no Teatro Santa Isabel, às 20h. A apresentação é gratuita, mas o público precisa chegar uma hora antes para retirada dos ingressos na bilheteria do teatro.

Guedes Peixoto esteve à frente da OSR entre 1975 e 1984. Nas suas composições, constam frevos e  peças eruditas, com influência de ritmos nordestinos, como o maracatu. Para a apresentação desta semana, o Maestro da OSR, Marlos Nobre selecionou a composição Ciranda, do ex titular da Sinfônica.

O Maestro também escolheu composições da própria autoria, como Convergências Opus 28 para Orquestra, que foi escrita em 1977, por Marlos Nobre, por encomenda do 1º Festival Latino Americano de Música Contemporânea de Maracaibo, Venezuela. A obra já foi interpretada e gravada por importantes orquestras dos Estados Unidos e da Europa.

A parte internacional do repertório será representada pela Sinfonia nº 4 em re menor, Opus 120, do alemão Robert Schumann (1810-1856). “O ponto mais decisivo desta versão que apresentaremos, na quarta, em nosso concerto, é a perfeita unidade estrutural da versão final desta peça, com o entrelaçamento sutil e perfeito entre as distintas atmosferas dos quatro movimentos que compõem esta grande obra”, exalta Marlos Nobre.

Leia também:
Tchaikovsky e Mozart para todos
A melhor sinfonia de Tchaikovsky no TSI
Concerto tem Carmina Burana e Imagine
Aprenda a gostar de música erudita
Aula de boa música para jovens
Sonhos de uma Noite de Verão
Os sons da natureza de Beethoven

Orquestra Sinfônica em dose dupla
Beethoven e Wagner para todos 
O lado alucinante da música clássica

Texto;  Letícia Lins /#OxeRecife
Foto: Andréa Rego Barros/ Divulgação/ PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.