Praça da República sem gramado

Na última sexta-feira (28), vi um cidadão chamado Wilson Monteiro reclamar da sujeira do Recife, na Voz do Leitor, do Jornal do Commercio. “Supervisiono, todos os meses, filiais de empresa instaladas nas capitais. Impressionante que, dos 26 estados, Recife é a capital mais suja”.

Acredito. Como diz o meu genro, Carlos Augusto Costa, “no Recife, o lixo já faz parte da paisagem”.  Se o cidadão Wilson Monteiro tivesse prestado mais um pouco de atenção veria que nossa mal cuidada cidade é, também, a que possui praças mais abandonadas. É só  passar na Praça Dezessete, Independência e na Maciel Pinheiro – todas no centro – para vocês perceberem que não estou mentindo. As duas primeiras ficam em Santo Antônio, e a terceira na Boa Vista.

Quando chega o verão, a situação vira um clamor. Até a Praça da República, no bairro de Santo Antônio, está de fazer pena: o gramado secou ou já morreu. Mesmo ela, uma das mais visitadas por turistas, devido ao baobá e às construções históricas ali existentes (Palácio da Justiça, Teatro Santa Isabel, Palácio das Princesas). A Praça da República só não está mais inóspita devido às árvores seculares, que garantem sombreado (foto). Mas é só olhar o chão… e observar o descuido.

Ao que parece, não se rega as plantas de áreas públicas do Recife. Todas as praças, sem exceção, encontram-se com o gramado totalmente ressequido.  Virando um areal, situação que se repete nos parques. Está certo que estamos no verão. Mas em municípios escaldantes – como as sertanejas Carnaíba e Afogados de Ingazeira – o gramado de áreas públicas é mais verde do que o de praças e jardins do Recife. Amanhã mostro a vocês que, apesar do verão, em Salvador, por exemplo, os gramados estão todos verdinhos. Alguém sabe dizer por quê?

Leia também:
Praça Tiradentes é exceção da regra
Cadê o gramado da Praça do Arsenal?
Decadência na Praça da Independência
Praça Maciel Pinheiro pede socorro
Praça Dom Vital parece um ninho de rato
Praça Dom Vital em petição de miséria
Praça Dom Vital fica pronta esse mês
O Recife leva banho de Salvador no quesito limpeza
Nova paisagem em São José
Mobilização nas redes sociais contra abandono das praças do Recife
Detonadas as margens do Capibaribe

Texto e foto: Letícia Lins /  #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.