Neste mês,o Japão está em Pernambuco

País homenageado em 2019, na décima nona edição da Bienal Internacional do Livro (que aconteceu no Rio de Janeiro), o Japão está em evidência em Pernambuco, que celebra o país do sol nascente com dois grandes eventos: o Mês do Japão e o Japan Week.  O primeiro começou no último dia 14 e ocorre em vários locais, sendo que a parte mais longa da programação é a exposição itinerante Tóquio Antes e Depois, que está em cartaz na Torre Malakoff, no Bairro do Recife, e que recebe visitação até 5 de janeiro. O segundo ocorre entre segunda-feira (18)  e sábado (23/11) no Bugan Paiva by Blue Tree Hotels, na praia de Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes (Região Metropolitana do Recife).

Nesse domingo (17) há atividade programada do Mês do Japão no Cais do Sertão (Armazém 10, na Avenida Alfredo Lisboa, s/n), no Bairro do Recife. É que, às 15h, acontece uma oficina de origami, tradição japonesa que consiste em fazer pequenas esculturas com papel. Também há uma exposição de origamis, com concurso através de votação aberta.  No próximo dia 30, haverá – também no Cais do Sertão – três atividades: palestras sobre Contos Tradicionais do Japão (9h),  Literatura Japonesa (15h) e História da Arte Japonesa (15h30m). Ainda nesse mês (dia 24) teremos a XXIII Feira Japonesa no Bairro do Recife. Em dezembro, haverá mais duas atividades: Oficina de haikai (dia 14/12, às 15h) e uma palestra sobre karatê (dia 21/12, às 15h). Normalmente a Feira Japonesa – uma tradição anual do Bairro do Recife – atrai milhares de pessoas à Rua do Bom Jesus, com oferta de comidas, artesanato e danças  nipônicas.

O segundo evento é o Japan Week, que começa segunda (18) e vai até sábado (23), no Bugan Paiva com atividades tanto para o hóspede quanto para o público externo. Como não poderia deixar de ser, o Japan Week inclui oficinas de origami, como ocorre com o outro evento. Mas também terá oficina  de ikebana (arranjos florais típicos do Japão).  Haverá exposição de origami e artesanato da cultura nipônica,  além de gastronomia, danças, músicas e palestras. Está programado jantar japonês, que terá parte da renda revertida para o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC). Virá chef direto do Japão. As oficinas de origami e ikebana serão gratuitas.

Segundo a Associação da Cultura Japonesa do Recife (ACJR), a procura por cursos de língua japonesa e oficinas de temática oriental (origami, ikebana, shodo, etc) tem aumentado a cada ano. Sem falar da culinária, que ganha cada vez mais apreciadores, especialmente do sushi  (foto) e do sashimi. Por causa disso, no Japan Week, a proposta é trazer não apenas o que aparece na mídia sobre esse país, mas demonstrar de uma maneira mais genuína os costumes da comunidade nipônica. Com pacotes especialmente desenvolvidos para o período, o hotel vai oferecer uma série de atividades aos hóspedes.

No café da manhã, por exemplo, haverá diariamente uma estação com itens da gastronomia japonesa. Além disso, as pessoas hospedadas nesse no período irão receber um mimo japonês no quarto. Haverá ainda oficinas de artesanatos e aula de sushi com o renomado chef Juneck, vindo diretamente do Japão.No dia 23, será a Noite do Lámen, com jantar japonês a partir das 20h e assinado pelo Chef Juneck. A programação envolverá ainda entrada com mix de sushi, Lamen Kazu, Chahan, Guioza, Karaage Japonês. O valor por pessoa é de R$ 79,00 – parte da renda será revertida para o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC). Informações: 3094.9700.

SERVIÇO:
O quê: Japan Week
Quando: 18 a 23 de novembro
Onde: Bugan Paiva by Blue Tree Hotels (Rua Padre Nestor de Alencar, 8472 – Barra de Jangada, Jaboatão dos Guararapes/PE)
Pacotes: Duas noites (19 a 20 de novembro) ou Três noites (21 a 23/11). (https://www.bluetree.com.br/hotel/bugan-paiva-by-blue-tree-hotels/)
Outras informações: (81) 3094-9700 ou reservas.pernambuco@bluetree.com.br.

Programação da Japan Week
Dia 18 de novembro – segunda-feira
9h às 9h30 – Recepção dos participantes com welcome tea e apresentação do Hotel
10h às 22h – Aula de sushi, com o Chef Juneck
17h às 21h – Exposição de origami, peças japonesas
19h às 22h – Cozinha experimental japonesa com duas opções de pratos à la carte

Dia 19 de novembro – terça-feira
10h às 22h – Aula sobre Sushi, com o Chef Juneck
17h às 21h – Exposição de Origami, peças japonesas
19h às 22h – Cozinha experimental japonesa com duas opções de pratos à la carte

Dia 20 de novembro – quarta-feira
10h às 18h – Aula sobre pratos quentes da culinária japonesa com o Chef Juneck
17h às 21h – Exposição de origamis e peças japonesas
19h – Palestra: “As cinco chaves para o sucesso”, com o Chef Juneck
20h30 às 22h – Coquetel aos participantes do curso e 19h Open Bar Vendido aos hospedes e passantes R$ 59,00 com 1h30 de duração com bebidas e comida.

Dia 21 de novembro – quinta-feira
9h30 às 10h – Recepção dos alunos Chef com welcome tea com apresentação da unidade aos participantes.
10h às 18h – aula para iniciantes ou amante da gastronomia sobre Sushi, com o Chef Juneck
17h às 21h – Exposição de Origami, peças japonesas
19h – Palestra: Artes Marciais. Com Deyvison Luiz Andrade
19h – Oficina de Origami
19h às 22h – Cozinha experimental Japonesa com duas opções de pratos à la carte

Dia 22 de novembro – sexta-feira
10h às 18h – Aula para iniciantes ou amante da gastronomia sobre sushi, com o Chef Juneck
16h às 21h  Exposição de Origami, peças japonesas
19h – Oficina de Ikebana
19h às 22h – Cozinha experimental japonesa com duas opções de pratos à la carte
Importante: 06h às 10h- No café da manhã do hotel será oferecida diariamente uma estação com itens da gastronomia japonesa.

Dia 23 de novembro – sábado
8h às 12h – Aula para iniciantes e amantes da gastronomia japonesa
16h – Palestra: Sentido da Vida para o japonês. Com Paula Suemy Arruda
17h às 21h – Exposição de origami, peças japonesas
20h às 23h – Jantar japonês com parte da renda revertida ao Gaac
Importante: 06h às 10h- No café da manhã do hotel será oferecida diariamente uma estação com itens da gastronomia japonesa.

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.