Olha! Recife e Mamam: lendas urbanas

“Eita” que o recifense adora histórias de assombração: Papa-Figo, João Galafoice, “Cumadre” Fulozinha, a Emparedada da Rua Nova, Lobisomem, a Perna Cabeluda. Até Gilberto Freyre dedicou um livro ao tema que, ainda hoje, desperta curiosidade da população. Diz um especialista no assunto, Roberto Beltrão, que a nossa cidade é uma das mais “assombradas” do Brasil. Falam, por exemplo, que meu bairro,  Apipucos, é assombradíssimo. Pena que nunca me defrontei com uma alma penada em minha frente, mas os moradores têm sempre uma história de fantasma para contar. E os fantasmas são muitos em toda a cidade. Por esse motivo, o passeio especial dedicado  às“lendas urbanas recifenses” tem tudo para ser um grande sucesso. Anotem aí: o roteiro Recife Assombrado  acontece na próxima terça-feira (19). Agende-se portanto.

Ao contrário do que sempre ocorre, o ponto de encontro não será durante o dia. Claro, assombração nunca aparece com a luz do sol, mas sim em meio ao breu da noite. O local de saída será a Praça do Arsenal, a partir das 19h. Os caminhos das assombrações serão feitos a pé: Rua Barbosa Lima, Cais do Apolo, Praça da República, Rua da Aurora. O passeio conta com parceria da Produtora Viu Cine e do Diretor Adriano Portela (do Cobogó das Artes). O roteiro termina com uma roda de conversa no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), na Rua da Aurora, Boa Vista. Imperdível! Adriano informa que, ao longo do percurso, o grupo será “assombrado” por seis atores  (foto ao lado), cujos personagens vão da Galega de Santo Amaro ao Boca de Ouro, da debutante Ana Luíza ao Soldado da Revolução de 1817, figuras que alimentam o imaginário da  população da cidade. E haja medo….

No Maman, ainda teremos direito ao trailer de Recife Assombrado – O Filme, dirigido por Portela, uma das pessoas queridas do círculo de amigos aqui do #Oxerecife. Então, vamos de fantasmas na terça? UiUiUi….. Antes, no sábado (16), o Olha! Recife faz o roteiro Folhas e Solos Sagrados, para assinalar o Mês da Consciência Negra. O passeio será de ônibus, e deverá  visitar entre outros, a Praça da República, Pátio do Terço, Jardim do Baobá. A saída será 14h, da Praça do Arsenal, no Bairro do Recife.  Dia 20 também tem roteiro temático com o Recife Afro. No domingo (17), a caminhada tem como tema Arruada pelo Centro, passando pelos bairros históricos da cidade, com visita a ruas como Marquês de Olinda, Rua do Imperador, Moeda, Pátio de São Pedro, Mercado de São José, Casa da Cutura, Ponte da Boa Vista, Aurora.. Com o feriado nesta sexta-feira(15), dia da Proclamação da República, as inscrições serão realizadas a partir da quinta-feira, pelo site www.olharecife.com.br.

Leia também:
Sessão Recife Nostalgia: o Parque Amorim e a lenda do Papa-Figo
Baobá, assombração, rio e La Ursa Tours
Mais assombração no Olha! Recife
Assombração mobiliza Academia
Cultura Geek chega à Academia
Casa Forte: Cultura Geek e Assombrações
Cidade assombrada no Olha! Recife
Zoo Noturno Mal Assombrado, ui, ui
Arruar mostra o Recife do passado
Família Adams desembarca no Recife
Cobogó das Artes solta os vampiros em “Lua de Sangue”
Lua de Sangue chega a Olinda
Branca dias deve “retornar” a Portugal
Branca Dias retorna ao lugar em que viveu
Mistérios do além com Branca Dias
Fantasmas de “Minha vida sem mim”
Fantasmas e Caminhadas Domingueiras
Holandês, fantasma e revitalização
Tejucupapo revive Batalha do século 17

SERVIÇO
Olha! Recife de Ônibus
Tema: Folhas e Solos Sagrados
Dia: 16/11
Hora: 14h
Saída: Praça do Arsenal

Olha! Recife a pé
Tema: Arruada pelo Centro
Dia: 17/11
Hora: 9h
Saída: Praça do Arsenal

Olha! Recife a pé
Tema: Recife Assombrado
Dia: 19/11
Hora: 19h
Saída: Praça do Arsenal
No Mamam, estarão sendo vendidos o livro  A História por trás do Recife Assombrado (R$ 30), que dá direito a convite para a pré estreia do filme, que acontece às 19h  da segunda (18/11), no São Luiz. No dia 21 de novembro, o filme entra em cartaz nos principais cinemas do Estado.

Olha! Recife a pé
Tema: Recife Afro
Dia: 20/11
Hora: 14h
Saída: Praça do Arsenal

Observação: As inscrições do Olha! Recife que normalmente acontecem na sexta-feira, foram antecipadas para a quinta (14), devido ao feriado de 15 de novembro. Estão abertas a partir das nove horas da manhã, nos site www.olharecife.com.br

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: PCR e Cobogó das Artes / Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.