Domingo três vezes musical

Esse domingo está muito musical. Se de manhã tem concerto gratuito  às 10h no Palácio do Campo das Princesas, com o Quarteto Pernambuco, à tarde há duas apresentações gratuitas, para quem gosta de música de boa qualidade. E uma delas é na Academia Pernambucana de Letras (foto), com o repertório do compositor paraibano Luiz Ramalho, autor de clássicos da MPB como  Foi Deus quem fez você (sucesso com Amelinha), Retrato de um Forro (Luiz Gonzaga), Veio d´Água (Elba Ramalho). A outra é concerto na Igreja da Madre Deus, no Bairro do Recife.

Na APL, o show é comandado por Lisiane e Geber Ramalho, respectivamente nora e filho do compositor, falecido há quase 40 anos. Os dois se queixam de que, apesar de ser autor de muitos sucessos, Ramalho não é tão conhecido do público brasileiro, como ocorre sempre “com compositores que não são intérpretes”. Lembram que, só isso, já seria motivo para fazer um espetáculo mostrando pelo menos 35 de suas obras gravadas. Só que, recentemente, eles acharam uma “botija”, como chamam as fitas cassetes gravadas. Depois de digitalizadas, a descoberta.  Nelas, havia cerca de 170 músicas inéditas. Somente. Como Lisiane é cantora e Geber é músico, decidiram, então, dedicar um show ao artista, que faleceu de leucemia aos 50 anos de idade.

A apresentação é gratuita e ocorre às 17h do domingo (10/11) na Academia Pernambucana de Letras, que fica na Avenida Rui Barbosa, 1596, Graças. O repertório inclui 18 composições. Entre elas: Roendo Unha, Santa Fé, Noite sobre Meu Riso, Tropeiro, A sogra, Amor em Jacumã, Face sem Perdão, Foi Deus quem fez você, Lances da Vida, Sansão sem Cabeleira. Entre os artistas que gravaram composições de Ramalho estão Amelinha, Luiz Gonzaga, Glorinha Gadelha, Genival Lacerda.

E às 17h, a belíssima Igreja da Madre de Deus abre suas portas para mais uma edição do Projeto Música na Igreja, que nesse domingo tem a parceria do Projeto Pernambuco Sagrado. O convidado é a Orquestra Peixotinho, que contará com participação do Coral Peixotinho e professores do Núcleo Musical Irmã Scheilla.   O concerto terá clássicos, música regional e trilhas de cinema. O Igreja fica na Rua Madre de Deus, no Bairro do Recife, bem ao lado do Paço Alfândega. Para quem está na rua com o Caminhadas Domingueiras ou o Olha! Recife, ficam as três dicas musicais.

Leia também:
Música no Palácio: Frevo, baião, choro
Titane e Elomar no Recife
Caminhadas de fim de semana

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Arquivo / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.