O Recife tem quantas árvores?

Nesses tempos de Conferência Brasileira sobre Mudança do Clima, convido você a uma reflexão sobre o verde do Recife. Sinceramente, não consigo entender os números oficiais a respeito da arborização do município. Alguém sabe responder qual a real quantidade de árvores que a cidade possui? Desde 2013, início da atual gestão, que o número divulgado é que capital possui 250.000 árvores. No início de outubro, quando ações planejadas do louvável Programa Bora Plantar ganharam as ruas, foi informado à imprensa que o Recife tem 250.176 árvores. Mas, de acordo com o mesmo release, o Recife teria sido beneficiado com o plantio de nada menos de 67.507 árvores, entre os anos de 2013 e 2019. E como, então, o número de árvores do Recife praticamente não se altera?

E a Maratona Verde desencadeada em 2019, acrescentou o quê? A população do Recife precisa saber. Como sou ruim de matemática, vamos considerar comigo as 250 mil, para desenvolver um raciocínio bem elementar. Ora, se o Recife possuía 250.000 árvores em 2013, recebeu 67.507 entre aquele ano e 2019, como é que se explica que hoje tenha praticamente a mesma quantidade de árvores do início da gestão? O número oficial hoje  (250.176) representa apenas 176  mais do que o número fornecido no início de 2013. Em se tratando de uma cidade com as nossas dimensões, 176 não significam  nada, não é?  Os números não batem. Dos dois, um: ou a conta está errada, ou a degola foi tão grande que ficou uma coisa pela outra.  Há árvores derrubadas, há árvores plantadas e o número não se altera. Por quê? Alguém sabe responder? Questionei esse números junto aos órgãos públicos, mas permaneço sem explicação. E haja caixa preta.

Cenas como essa, de árvores erradicadas de áreas públicas são muito comuns no Recife, infelizmente. Cadê os números?

Lembro-me muito bem que em 2015, a Emlurb dava como oficial o total de 5.000 árvores erradicadas no Recife, entre 2013 e 2015. Eu mesma, cheguei a publicar esse número, quando fazia a coluna JC nas Ruas, no Jornal do Commercio. Se, em dois anos, as degolas chegaram a aquele quantitativo, significa que foram 2.500 por ano, certo? Mas a partir de 2016, o número de degolas, as chamadas erradicações, viraram um mistério, o que me leva a deduzir que a situação é grave. Como repórter e como cidadã, já indaguei várias vezes aos órgãos competentes qual o total de árvores erradicadas entre 2013 e 2019. Tanto por intermédio do #OxeRecife, quanto em audiências públicas ou seminários para discutir a arborização da cidade. A resposta é sempre a mesma: zero informação, zero explicação. Qual seria o motivo desse silêncio?

Só com o número exato de erradicações, de árvores plantadas e de sobreviventes, poderemos saber se a arborização piorou ou melhorou. E embora as degolas estejam em todas as esquinas, ninguém se pronuncia. Nem mesmo o Ministério Público.  Cadê os ambientalistas? Se formos somar, uma média de 2.500 árvores erradicadas por ano, ao final de 2019, em seis anos de gestão, teríamos “somente” 15.000 árvores banidas (pela motosserra insana) das ruas, praças e jardins do Recife. Sobrariam 235.000 das 250.000 citadas, certo? E se o Recife ganhou 67.507, deveríamos ter, então, um novo número de 302.507 árvores na nossa cidade. Mas os indicadores oficiais mostram 250.176. Ou seja, uma conta bem inferior ao que teríamos mesmo descontando as degolas que vêm sendo denunciadas pela população e através da campanha #Parem de derrubar árvores, aqui no #OxeRecife. Alguém sabe explicar onde está o erro?  Eu queria apenas entender essa matemática. O Recife – nossa cada vez maior selva de pedra – agradece.

Leia também:
Arboricídio mobiliza Câmara Municipal
Arboricídio vira caixa preta
Compensação pelo arboricídio
Compensação pela selva de concreto
Verdade ou fake: 50.000 novas árvores?
Recife: 4.000 novas árvores em 2018?
“Abaixo o arboricídio insano”
Arborização do Recife em discussão
Parem de derrubar árvores: a natureza é mãe e precisa de nós
Recife ficará mais verde até 2021
Vem aí a Maratona Verde com 10.000 árvores para o Recife do arboricídio
Maratona Verde já começou
Parem de derrubar árvores (203)
Parem de derrubar árvores  (204)
Dia da árvore: a vovó do Tapajós
Parem de derrubar árvores (27)
TRT vai compensar árvores derrubadas
Parem de derrubar árvores (32)

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.