Caminhadas do fim de semana

O final de semana está variado, para quem gosta de caminhar e conhecer melhor a cidade. Entre o sábado e o domingo, haverá nada menos de três opções gratuitas de passeios a pé, todos feitos em tom didático, para que conheçamos melhor nosso Recife.  Elas são capitaneadas pelo Grupo Caminhadas Culturais (no sábado), Caminhadas Domingueiras Projeto Olha! Recife (que é oficial, patrocinado pela  Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife). Dois dos passeios terão como ponto de encontro a Praça da República ( ao centro, na foto).

No sábado (9/11), o Grupo Caminhadas Culturais faz um percurso de aproximadamente três quilômetros, tendo como tema Seguindo os passos de Maurício de Nassau no Recife.O guia é  Stenberg Lima, coordenador do grupo. É bom se inscrever.  Mas você não será excluído se não o fizer. O local de concentração será a Praça da Republica, em frente ao Palácio do Campo das Princesas, às 15h. No roteiro: Praça da República (onde fica a estátua de Maurício de Nassau), Rua do Imperador, Ponte Maurício de Nassau, Convento do Carmo). Alguns dos locais a serem abordados em descrições históricas, no entanto, só existem na memória dos livros e das gravuras do século 17, como o primeiro observatório astronômico da América Latina, o Palácio de Friburgo, o Palácio da Boa Vista, o Forte Ernesto e a primeira cervejaria das Américas. Em todo caso é bom saber que, um dia, existiram.

O histórico Palácio do Campo das Princesas está incluído no Olha! Recife do domingo. Vale a pena visitá-lo.

No domingo, o Olha! Recife leva visitantes ao bonito Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo de Pernambuco, que fica na Praça da República. O edifício é datado de 1841 e normalmente oferece visitas guiadas aos domingos, com entrada gratuita. O ponto de encontro será às nove da manhã, na Praça Arsenal da Marinha, que fica no Bairro do Recife. Os passeios do Olha! Recife são gratuitos, mas é solicitado que os participantes colaborem com doações que serão encaminhadas para instituições de caridade. Neste mês estão sendo arrecadados material escolar, como lápis, borracha, envelopes, papel ofício, caderno de pauta, canetas e etc.

Também no domingo, tem um passeio promovido pelo Grupo Caminhadas Domingueiras Olhe pelo Recife, capitaneada pelo consultor, urbanista e arquiteto Francisco Cunha.  O tema da caminhada  será o Bairro de São José. O percurso deve ter seis quilômetros, saindo da Praça da República (8h). O final deve ser no Cais do Imperador, onde hoje funciona uma cafeteria, à margem do Rio Capibaribe, de frente para a histórica Praça 17.  Os passeios liderados por Francisco Cunha normalmente atraem grupos grande, e o único problema é que ele não gosta de usar amplificador de voz. Mas que fica perto dele e consegue ouvir, aprende um bocado de coisas boas.

Leia também:
Domingo de passeio ao passado
Vamos salvar centro do Recife?
No rastro das caminhadas domingueiras
Uma “piscina” no meio do caminho
O ar refrigerado da mata sob o sol
No metrô, com saudade do velho trem  
No caminho dos baobás
Conhecendo a Mata Atlântica

SERVIÇO
Caminhadas Culturais
Tema: Seguindo os passos de Maurício de Nassau no Recife
Quando: sábado, 9/11
Hora: 15h
Saída: Praça da República em frente à estátua de Nassau, Santo Antônio
Como se inscrever:  Acesse o link https://chat.whatsapp.com/JRzOCrlsPud0yrCFDovHrt
Quanto: gratuito, mas pede-se material de higiene para doação a entidades filantrópicas

Olha! Recife a pé
Tema: Palácio do Campo das Princesas

Dia: 10/11
Hora: 09h
Saída: Praça do Arsenal, Bairro do Recife
Inscrição: www.olharecife.com.br, a partir das 9h da sexta (7/11)
Quanto: fratuito, mas pede-se material escolar para doação a instituições de caridade

Caminhadas Domingueiras
Dia: 10/11

Hora: 8h
Tema: Bairro de São José
Hora:8h
Saída: Praça da República, Santo Antônio
Inscrição: Não precisa, é chegar e se entrosar

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Letícia Lins e Marcos Pastich / Divulgação / PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.