Ponte da Boa Vista ganha reparos

Viva! A Ponte da Boa Vista, que vinha sendo pilhada por marginais, vai entrar em reparos neste mês e deve ficar pronta antes da virada do ano. É o que informa a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife.

No final de outubro, o Grupo Amantes do Recife deu um abraço simbólico na Ponte, por conta do monumento estar sendo furtado aos pedaços. De acordo com a Emlurb, o reparo custará R$ 22 mil e será iniciado no próximo dia 25 de novembro. “E deve ser concluído até 23 de dezembro”.

Serão recolocados onze metros de tubo, feitos de latão e ferro fundido. A Emlurb bem que podia dar um jeito, também, nas telas de proteção, já que boa parte mostra a ação da ferrugem (foto abaixo, à direita). É uma pena que a Ponte da Boa Vista esteja sofrendo a ação de vândalos. Será que a Ponte não possui câmeras de monitoramento, que facilitem flagrantes da ação desse povo sem noção?

Ela merece mais carinho. Até porque história tem de sobra. Já que sua versão original data do século 17, durante a ocupação flamenga, quando ela ia do Palácio da Boa Vista (onde fica o Convento do Carmo) até onde está hoje a Casa da Cultura. Em  meados do século 18, a antiga estrutura foi destruída e erguida uma outra, em local diferente da primeira. Em 1815 é reconstruída, e recebe grades de ferro.

E também tinha banquinhos de madeira e varandas. Nos bancos, rolava fofocagem e as últimas notícias da cidade. Eles eram tão famosos, que chegaram a motivar a criação de um periódico – A Ponte da Boa Vista – que circulou por sete edições. Em 1874, assumia a feição original, sendo reerguida em estrutura metálica importada da Inglaterra.  Mas infelizmente, tiraram os banquinhos. A Ponte liga duas ruas – (Imperatriz, na Boa Vista) e Rua Nova (Santo Antônio) – que até a década de 1960 do século passado concentrava o comércio sofisticado da cidade. Ela já foi vermelha, azul e rosa, e atualmente é azul, verde e amarela.

Leia também:
 Imperatriz tem 26 lojas fechadas
Ponte da Boa Vista ganha abraço
Vamos salvar o centro do Recife?
Ponte da Boa Vista pede socorro
Vandalismo: prejuízo de R$ 2 milhões
Turista, placa apagada e boi voador
Pontes restauradas e Giratória que não gira
Pontes passam por restauração 

Pontes ainda vão esperar por reparos
Recife: pontes e “fontes de miséria” 
Recife com Nassau, pontes e jornal 
Ponte restaurada e giratória que não gira 
MeninXs na Rua foram pelo Rio
Colorido degradê na Ponte do Pina

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.