Olha! Recife: Pátios e Poço da Panela

As duas próximas edições do Olha! Recife contempla três importantes locais da nossa cidade: o Poço da Panela (na Zona Norte), o Pátio de São Pedro e Pátio do Terço ( ambos no Centro), que têm em comum a história com os pés fincados entre os séculos 18 e 19. O primeiro destino é o ainda hoje bucólico Poço da Panela, que fica à margem do Capibaribe e que, no passado, servia como centro de lazer e veraneio de famílias abastadas. Poluído, o rio tem hoje outra serventia, mas sua beleza permanece.  O  passado dos áureos tempos do Poço ainda sobrevive nos casarões coloniais, nas ruas calçadas com pedras antigas e na singela Igreja de Nossa Senhora da Saúde, que fica ao lado do imóvel onde residiu o abolicionista José Mariano.

O passeio no Poço ocorre no domingo (3/11), com roteiro a pé, com ponto de partida na Praça de Casa Forte, às nove da manhã (na esquina com a Avenida 17 de Agosto). Na próxima quarta, o roteiro a pé vai percorrer dois locais emblemáticos da memória do Recife: o Pátio de São Pedro e o Pátio do Terço, palcos de eventos, acontecimentos históricos e culturais da cena afro pernambucana. Na caminhada, serão apresentadas a história, os monumentos e personagens dos locais. O encontro dos participantes será na Casa 04, no Pátio de São Pedro, às 14h. No  Pátio, fica a imponente Concatedral de São Pedro dos Clérigos, cuja construção teve início em 1728. Ao seu redor, estão 29 casas em estilo colonial, sendo de um ou dois pavimentos. Todo o conjunto é tombado pelo Iphan desde o século passado, sendo o local o primeiro conjunto arquitetônico a ser considerado monumento nacional em Pernambuco.

Com bastante história – inclusive ligada à presença afro em Pernambuco – o Pátio do Terço também está incluído no passeio da quarta. Seu principal monumento, a Igreja do Terço, é datada do século 19. Sua construção teve inicio em 1847 e o templo também é tombado. É solicitado que os interessados se inscrevam pelo site www.olharecife.com.br, sempre nas sextas-feiras que antecedem os passeios. Os passeios são gratuitos, mas os participantes podem ajudar instituições de caridade realizando doações que mudam a cada mês. Agora, estão sendo pedidos materiais escolares, como lápis, borracha e cadernos, que serão direcionados à Orquestra Peixotinho, que desenvolve uma ação social com crianças da Zona Sul do Recife.

Leia também:
Olha! Recife vai pelo Poço da Panela
Olha! Recife: Poço da Panela, Capibaribe, palácios e solares
Olha! Recife: passado, natureza e futuro
As saudáveis caminhadas de domingo
Casa duplamente histórica no Poço da Panela
Poço da Panela, livro, passado e música
Poço do Poço, chorinho e bandolim
Nostalgia no Pátio de São Pedro
Festa do Fogo no Pátio de São Pedro
Blocos tomam Pátio de São Pedro
Pátio tem delícias da comunidade
Olha! Recife: São Pedro, Santo Antônio e São José
Olha! Recife: Espaço Ciência, Pátios e Porto Digital
Bonde virou peça de museu e trilhos somem do Recife sem memória
Recife: saudade dos Tambores Silenciosos
Passeio por três séculos de história
Um passeio pela história do Recife

SERVIÇO
Olha! Recife a pé
Tema: Poço da Panela
Dia: 03/11
Hora: 9h
Saída: Praça de Casa Forte – Avenida 17 de Agosto

Olha! Recife a pé
Tema: Pátio de São Pedro e Pátio do Terço
Dia: 06/11
Hora: 14h
Saída: Pátio de São Pedro – Casa 04

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Wesley D´Almeida / Divulgação / PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.