Ponte da Boa Vista ganha abraço

Pilhada por vândalos, a histórica e lindíssima Ponte da Boa Vista ganhou um abraço na manhã desse sábado. Simbólica, a manifestação  foi organizado pelo Grupo Amantes do Recife. O objetivo foi chamar a atenção das autoridades do Recife para a situação da ponte em ferro, que vem sendo pilhada por vândalos e está atacada pela ferrugem em vários pontos, incluindo as telas de proteção de pedestres. “Abrace a Ponte da Boa Vista antes que seja roubada”, foi a palavra de ordem do protesto.

“É impressionante como uma ponte de ferro pode ser furtada no centro da cidade. Em uma de suas cabeceiras há câmeras de segurança, mas deve ser para multar os motoristas porque, em caso contrário, os marginais teriam sido flagrados. Cadê a Polícia”, ironizou o advogado Ubirajara Lopes, coordenador do Grupo, e que já chegou a reunir o voluntariado para cuidar de praças do Recife.

“Vim para protestar não só contra o descaso com Ponte mas de todo o centro, onde o que a gente vê é abandono”, ratificou a aposentada Rosemary Dantas. “O Recife é uma cidade lendária, mas falta amor e interesse das autoridades, como é o caso da pessoa que foi eleita para cuidar do Recife e dá as costas”, completou. Os manifestantes fechavam a cabeceira da ponte a cada sinal vermelho, e erguiam cartazes com apelos como “Abrace a ponte antes que ela seja roubada” ,  “Alô, Prefeito, mais limpeza por gentileza”, “Pega ladrão” ou “Abraçar a ponte é um ato de amor ao Recife. Vamos cuidar do Recife”. Os ladrões que roubaram parte de ferro e cobre da ponte ainda não foram presos.

Mas a Emlurb já informou anteriormente que está quantificando os prejuízos para repor as peças furtadas. A Ponte da Boa Vista foi inaugurada no século 19 – 1876 – e suas estruturas são toda de ferro importado da Europa. Ela já teve a cor própria do ferro, já foi vermelha, depois ficou azul e rosa. Atualmente é de verde e amarela. O seu piso antigo em ferro (ao lado) fois substituído por granito.

Veja no vídeo, porque a ponte da Bo avista ganhou abraço de “solidariedade”:



Leia também:
Vamos salvar o centro do Recife?
Ponte da Boa Vista pede socorro
Vandalismo: prejuízo de R$ 2 milhões
Turista, placa apagada e boi voador
Pontes restauradas e Giratória que não gira
Pontes passam por restauração 

Pontes ainda vão esperar por reparos
Recife: pontes e “fontes de miséria” 
Recife com Nassau, pontes e jornal 
Ponte restaurada e giratória que não gira 
MeninXs na Rua foram pelo Rio
Colorido degradê na Ponte do Pina

Texto, fotos e vídeo: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.