“Bora Plantar” está nas ruas

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife informa que somam 883 as árvores fornecidas através do Programa Bora Plantar?, que consiste em atender solicitações dos moradores da cidade para que o poder público providencie o plantio de árvores para  ruas, avenidas, praças e jardins da nossa querida capital. O serviço gratuito pode ser acionado pelo telefone 156, canal que viabiliza a comunicação entre o morador e o planejamento da arborização urbana, que indica as espécies adequadas a cada local.

A partir dessa terça (15), a cidade vai ganhar 51 novas árvores requisitadas por residentes de 12 bairros. Estão no roteiro: Várzea, Jardim São Paulo, Barro, Iputinga, Areias, Afogados, Mangueira, Mustardinha, San Martin, Bongi, Imbiribeira e Boa Viagem. Em cada local, a equipe de arborização da Smas iniciará o plantio às 9h. “Os critérios do Manual de Arborização da Cidade, como a presença de fiação elétrica e largura do calçamento, espécies adequadas para cada localidade, além de questão paisagística são levados em consideração para realizar o planejamento de cada localidade”, informa a Smas.

Ao ligar para o 156, o solicitante abre um protocolo para análise. E a partir daí, técnicos ambientais  vão até o logradouro para a avaliação da área sugerida pelo morador. O processo demora em média 20 dias. “Toda solicitação recebida por nossa equipe de arborização é analisada para prevenir e reduzir os riscos e danos à vegetação. A nossa missão é contribuir para a adequação da arborização na cidade do Recife com foco no resgate das espécies nativas para o equilíbrio biológico, a recuperação e a manutenção da paisagem”, ressalta o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho. Durante esta semana, serão plantadas pela cidade mudas de ipê-rosa, mororó, ipê-roxo, ipê-amarelo, ipê branco, angico-branco, sibipiruna e pau-ferro. A equipe de arborização da Smas fica responsável pela abertura de alegrete (canteiro), berço, colocação de adubo, plantio até o tutoramento das mudas.

Os bairros beneficiados nesta semana são: Várzea, Barro e Jardim São Paulo (terça,15); Iputinga ( quarta,16); Mustardinha, Mangueira, Afogados, Areias e Jiquiá ( quinta, 17); San Martin, Bonji, Imbiribeira e Boa Viagem (sexta, 18). A Secretaria informa que existem 250.176 mil árvores em logradouros públicos da capital pernambucana. É preciso que árvores que foram erradicadas, como ocorreu no Marco Zero recentemente e na Avenida Dezessete de Agosto sejam logo alvos de reposição. Porque a degola é efetuada, os troncos guilhotinados ficam à mostra, depois são destocados (arrancados) e… pronto. O assunto cai no esquecimento, e o Recife e seus moradores ficam prejudicados,  com o aumento de temperatura virando uma triste realidade.

Leia também:
Parem de derrubar árvores (203)
Parem de derrubar árvores (204)
Bora Plantar dá 773 árvores ao Recife
Bora Plantar? mobiliza Zona Norte
Bora Plantar? Chame o 156
Maratona Verde tem mutirão no Santana
Maratona Verde já começou
Entre o arboricídio e a Maratona Verde
Vem aí a Maratona Verde com 10 mil mudas para o Recife do Arboricídio
Parem de derrubar árvores (164)
Parem de derrubar árvores (168)
Parem de derrubar árvores (3)
Parem de derrubar árvores (5)
Parem de derrubar árvores (6)
Parem de derrubar árvores (10

Texto: Letícia Lins / #Oxerecife
Foto: Andréa Rego Barros / Divulgação / PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.