Tião, do “Limpa Brasil”: bela história

Localizado na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, o SinsPire faz, na terça-feira (15), a primeira sessão do Cine SinsPire, com exibição do filme Lixo Extraordinário, do internacionalmente consagrado artista plástico Vik Muniz. O início da sessão está marcado para as 15h, com entrada gratuita.  O documentário chegou a ser indicado ao Oscar em 2011 e sua principal estrela, Tião Santos, estará no local..

Após a exibição, o  hoje ativista ambiental Tião Santos (ao centro, na foto), autor do livro Tião – Do lixo ao Oscar, comanda uma roda de conversa sobre sua experiência de ex-catador do lixão Jardim Gramacho. Ele é  personagem do filme de Vik Muniz, e se transformou em palestrante requisitado para assuntos ligados a descarte de lixo e reciclagem.

Personagem do filme e palestrante na terça, Tião ganhou o prêmio de Personalidade do Ano de 2011 do jornal O Globo, e estrelou uma campanha da Coca-Cola incentivando a reciclagem. Como presidente da Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho, acompanhou o encerramento daquele que era o maior lixão da América do Sul, conseguindo negociar indenizações para os catadores e recolocação profissional. Falou no G20, carregou a Tocha Olímpica, está à frente do projeto Limpa Brasil .

Tião corre o país dando conferências sobre lixo e sustentabilidade. Seu sonho é entrar na universidade.  O Cine Sinspire tem curadoria de Luciana Nunes e parceria da plataforma de economia sustentável Circularis e da Prefeitura do Recife, com apoio do Fórum de Cooperação dos Clubes de Hobby Automobilístico de Pernambuco (Foccha). O documentário acompanha durante dois anos o desdobramento do trabalho  de Vik, no maior lixão mundo, no Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro.

Leia também:
Pet vira barreira para reter lixo
Lixo plástico vira cinema nas escolas
Lutando com flores contra o lixo
Do lixo ao luxo no Baile dos Artistas
Mustardinha: ecobarreira vai a São Paulo e Paraguai
Presépios com lixo tecnológico
Não jogue eletrônicoa no Capibaribe

Cineclubes: a conexão Brasil – Alemanha

Apipucos tem Movimenta Cineclubes: mudanças climáticas em discussão
Bairros ganham Movimenta Cineclubes
Cineasta luta pela sede da Aurora Filmes
Cinema vai à escola e praça em Tabira
Cinema, rio e bicicleta em discussão
Esplendor e o cinema para cegos
Açude de Apipucos: toneladas de lixo
Metralhas poluem Apipucos

Serviço:
Cine SinsPire – Lixo Extraordinário + Roda de Conversa com Tião Santos
Data: Terça-feira (15)
Horário: 15h às 17h
Local: SinsPire da Praça do Arsenal – Rua da Guia, 237
Gratuito

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.