Carnavalescos, está chegando a hora!

O Natal nem chegou ainda, mas o assunto carnaval já mobiliza os órgãos públicos do Recife. Se você tem bloco, troça, maracatu, La Ursa, orquestra ou outra manifestação qualquer da nossa cultura popular, corra para inscrever seu projeto, porque a temporada de seleção de candidatos a apresentações artísticas já começou. A Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura da Cidade do Recife já estão recebendo propostas para o reinado de Momo. E cada proponente pode inscrever até 30 projetos, o que não é pouco.

É correr para se organizar. Veja como é o processo: As inscrições têm uma etapa online e outra presencial. No site www.culturarecife.com.br, estão disponíveis informações, modelos de documentos exigidos e formulários que precisam ser preenchidos. Também é lá que os artistas ou seus produtores e representantes legais devem agendar a data para a entrega presencial da documentação. A entrega deve ser feita no posto credenciado, localizado no térreo do prédio sede da Prefeitura do Recife, na Avenida Cais do Apolo, nº 925, Bairro do Recife. O posto funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Entre os documentos exigidos, estão: histórico do artista, grupo ou agremiação que irá se apresentar, comprovado por registros como: vídeo de três minutos ou indicação de postagem de vídeos na internet; fotos de apresentações/ensaios, material gráfico/impresso (contendo a formação atual da atração especificamente para o ciclo carnavalesco); além do formulário de inscrição devidamente preenchido e das devidas comprovações de cachês. Cada proponente poderá inscrever até 30 projetos, um por artista ou banda que pretende se apresentar nos palcos do Carnaval recifense.

O Núcleo de Cultura Cidadã, localizado no Pátio de São Pedro, Casa 39, contará com equipe disponível, enquanto o edital estiver aberto, para orientar e ajudar na realização da inscrição e emissão de documentos dos grupos e agremiações carnavalescas. As propostas serão avaliadas por comissão formada por representantes da Prefeitura do Recife e do Conselho Municipal de Cultura, a partir de critérios como histórico artístico, representatividade e reconhecimento popular e qualidade artística. A relação dos habilitados será publicada no Diário Oficial do Município no próximo dia 23 de novembro. Ontem à noite a Prefeitura do Recife anunciou os nomes dos  24 selecionados para as eliminatória do Festival Nacional de Frevo, que ocorre em 22 de novembro.

São eles:  Getúlio Cavalcanti, Jota Michiles, Carlinhos Monteverde e Junior Poeta,  oão Neto e Xico Bizerra,  Parrô Mello e João Vital da Silva, Rosana Guerreiro Carneiro Leão (frevo canção); Dulce Maria Bezerra de Carvalho, Xico Bizerra,  Getúlio Cavalcanti, Bráulio de Castro e João Araújo, Rafael Marques dos Santos e José Manoel de Carvalho Neto,  Mariana Disessa Brandão e Veruska Tavares Moreira (frevo de bloco). E ainda: Cacá Carvalho,  Victor Moreira Angeleas e Marcio Marinho de Souza, Alexandre Rodrigues de Lima,  Renato Bandeira da Silva, Paulo Nascimento,  Bené Sena (frevo livre instrumental). No frevo de rua foram selecionados Jota Michiles, Julião Adelino Barbosa,  Yrkison da Cruz Brasil,  Beto Hortis,  Reginaldo de Siqueira Gomes e Bené Sena.

Leia também:
Paço tem Arrastão do Frevo: Zé Puluca
Zé Pereira festeja cem anos no Recife
Carnaval: cinco séculos de história

“O carnaval melhor do meu Brasil”
À espera de Zé Pereira no Recife
Homem da Meia Noite sobe o Morro
Entre o sagrado e o profano, Homem da Meia Noite sobe o Morro
Recife: igreja, santo, orixá e carnaval
Bonecos gigantes: não confunda alhos com bugalhos
Caminhada Carnavalesca dos MeninXs

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.