Parem de derrubar árvores (205)

É sempre assim. Basta alongar o roteiro ou fazer um caminho diferente, para me defrontar – sempre – com mais uma vítima de arboricídio. Nesta semana, decidi  andar a pé pelos altos da Zona Norte, para melhorar o preparo físico. Isso porque como o Recife é muito plano, meu fôlego deixa a desejar quando faço alguma trilha em áreas inclinadas (chapadas, morros e até mesmo o caminho para Aldeia, quando é realizado a pé em grupos como o MeninXs na Rua, por exemplo).

Então, subi pelos altos do Mandu e Santa Isabel, subi e desci escadarias. E também ladeiras. Mas eis que me defronto com mais uma árvore degolada.  Do seu tronco, brotam grandes cogumelos, mas o “tamborete” virou suporte para lata de lixo. Nessa mesma via, praticamente desprovida de verde (a não ser nos pequenos jardins da comunidade), o #OxeRecife já tinha acusado uma outra árvore degolada, no post Parem de derrubar árvores 192, divulgada aqui no Blog no dia 3 de setembro de 2019.

Como hoje estendi a caminhada, achei mais uma, na mesma via onde encontrara a primeira vítima da motosserra insana. Ou coisa triste, meu Deus, ver minha cidade tão querida como um paraíso de árvores degoladas. Sei que, as vezes, a erradicação é obrigatória por problemas como pragas, troncos apresentando risco, raízes expostas.  Mas alguma coisa deve estar errada no Recife. Porque aqui as degolas  estão “necessárias” demais. São inúmeras. E por que não se planta outra no local da árvore suprimida? Desse jeito, o Recife vi virar um deserto!

Leia também:
Parem de derrubar árvores (192)
Parem de derrubar árvores (188)
Parem de derrubar árvores (06)
Parem de derrubar árvores (14)
Parem de derrubar árvores (15)
Parem de derrubar árvores (30) 
Parem de derrubar árvores (36)
Parem de derrubar árvores (49)
Parem de derrubar árvores (56)
Parem de derrubar árvores (85)
Parem de derrubar árvores (100)
Parem de derrubar árvores (102)
Parem de derrubar árvores (112)
Parem de derrubar árvores (124)
Parem de derrubar árvores (139)
Parem de derrubar árvores (141)
Parem de derrubar árvores (149)  
Parem de derrubar árvores (171)
Parem de derrubar árvores (166)

Parem de derrubar árvores (173)

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife 

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.