Cais da Alfândega tem “concertão”

Notícia boa, já que hoje é sexta-feira. Depois da maravilhosa apresentação, no Parque da Macaxeira, do pianista Arthur Moreira Lima – (de graça e ao ar livre) em  agosto de 2018 – o Recife se prepara para receber  mais um grande concerto gratuito e em área pública. E com a presença de outro grande pianista: João Carlos Martins. Só que o músico não vem na qualidade de dos maiores pianistas do mundo. Chega como maestro, para comandar mais uma edição do Projeto Orquestrando o Brasil, por ele idealizado. O concerto acontece no domingo (6), às 16h, no Cais da Alfândega. E tem tudo para ser um grande espetáculo. Haverá participação de  músicos de nada menos que quatro projetos culturais da Região Metropolitana do Recife. Ou seja, imperdível.

“O Orquestrando o Brasil é o legado que pretendo deixar. Quero ajudar os milhares de grupos espalhados pelo país a evoluírem artisticamente, ampliando sua atuação e conquistando novos públicos. Queremos democratizar a música clássica no Brasil”, ressalta o maestro João Carlos Martins. Iniciativa maravilhosa, nesses tempos de tanto lixo cultural em nosso querido país. Com o mesmo objetivo de semear os conhecimentos que lhe embalaram a vida, o maestro aproveita sua visita à cidade para convidar regentes e coordenadores de projetos culturais para uma conversa sobre música erudita, produção e consumo em um Recife de tantos e variados ritmos. Esse encontro, no entanto, será só para convidados. Ocorrerá no sábado (5), às 15h30, no Salão Nobre do Teatro Santa Isabel.

João Carlos Martins não é reconhecido apenas como um dos melhores pianistas do mundo, sendo considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach do Planeta. Chegou, inclusive, a ter gravado a obra completa do compositor. É conhecido, também, pela  história de superação. Sem condição de voltar ao piano como gostaria – devido a uma enfermidade que lhe deformou  uma mão – o músico ainda tentou seguir a carreira com o que lhe sobrara. Chegou a realizar concertos, tocando só com uma mão, enchendo plateias ávidas por presenciar tão inédita performance.  Mas posteriormente resolveu optar pela regência. Sua saga rendeu um  filme emocionante, João, o Maestro, capaz de amolecer o mais endurecido dos corações. Terminou por idealizar o Orquestrando o Brasil, plataforma digital que visa disseminar conteúdos, oferecer capacitação para regentes e músicos, além de ser uma ferramenta para a troca de conhecimento.

O portal congrega profissionais e amadores da música que desenvolvem projetos de variados portes em suas comunidades e cidades, entre corais, bandas e orquestras, para construir uma relação online permanente de suporte e informação. Os grupos integrantes recebem um suporte através do portal e da equipe do projeto, sob a coordenação direta do maestro João Carlos Martins. Esse apoio se dá de diferentes maneiras, seja através de masterclass, adaptação de repertórios, suporte no desenvolvimento de projetos, apoio na busca de patrocínios públicos e privados, apoio na produção de apresentações e divulgação dos trabalhos, além de reconhecimento do regente. A iniciativa reúne, atualmente, 500 grupos espalhados pelo país, oferecendo capacitação para regentes e músicos, divulgação e apoio. Criado em 2018, o projeto interage com mais de 20 mil músicos de todo Brasil. Até o momento, o projeto já promoveu mais de 15 encontros com regentes e coordenadores musicais nos estados de São Paulo, Paraná, Paraíba, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.  O Brasil e o mundo agradecem  ao músico. Grande João Carlos Martins!

Leia  também:
Parque da Macaxeira: Piano para todos
Odeon no Teatro Santa Isabel
Os “sons” da natureza de Beethoven
Participe dessa bela história
Musical no Cais da Alfândega
Amanhã tudo será como antes

Serviço
O quê: João Carlos Martins e Orquestrando o Brasil no Recife
Quem participa:  Orquestra do Movimento Pró-Criança (Unidade do Recife Antigo), Orquestra Social Dom João da Costa, Banda Musical Curica, Coral do Instituto Passo de Anjo.
Quando: domingo (seis de outubro)
Horário: 16h Onde: Cais da Alfândega, no Bairro do Recife Quanto: acesso gratuito

O quê: Encontro de músicos com o Maestro João Carlos Martins
Onde: Teatro Santa Isabel (salão nobre)
Quando: sábado (5 de outubro)
Horário: 15h30m
Para quem: só convidados

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação / Projeto Orquestrando o Brasil

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.