Da outra vez foi assim. Todo mundo falava, os jornais recebiam cartas dos leitores pedindo providências, mas ninguém fazia nada. Foi então que alguém teve a feliz ideia de pegar um barco e fazer um vídeo mostrando o quanto estavam detonadas as pontes do Recife: colunas de sustentação rachadas, revestimento com total desgaste, deixando ferragens expostas e enferrujadas, sujeitas a maior ataque da maresia. Vídeo e fotos viralizaram nas redes sociais. Diante do clamor, no mesmo dia, a Emlurb anunciou que tomaria as providências devidas. Finalmente, as obras foram iniciadas no mês de março. Agora é a Ponte da Boa Vista que é alvo de pedido de socorro, nas redes sociais. Vídeo nesse sentido está rolando desde a semana passada.
Na última semana de outubro, o Prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB),vistoriou os serviços das pontes da Torre e do Derby, e garantiu que até março de 2020, o trabalho será concluído. Na Torre, as obras avançaram 30 por cento, enquanto a do Derby está mais adiantada: 45 por cento da obra. Como as duas são semelhantes, enfrentam os mesmos tipos de reparos: recuperação de estruturas, revestimento da parte inferior, segundo informa a Emlurb.
“As duas passam pelo mesmo processo de recuperação, já que apresentam características geométricas, estruturais e patológicas semelhantes”, informa a Emlurb. Explica, ainda, que elas têm o mesmo comprimento: 120 metros de vão central. Juntas, estão ganhando investimentos no valor de R$ 11 milhões. A próxima ponte a ser trabalhada, dentro do Programa de Recuperação das Pontes do Recife é a Motocolombó. A licitação está em fase final. Ainda neste ano será lançada a licitação para a restauração da ponte Princesa Isabel. E está em andamento o processo licitatório para elaboração de projeto para o viaduto/ponte de Joana Bezerra, ponte Giratória (que não gira mais). e Joaquim Cardoso.
Tudo bem. E por que não a Ponte da Boa Vista, que está caindo aos pedaços e que faz parte do patrimônio histórico e afetivo do Recife? Há alguns dias, começou a circular nas redes sociais um vídeo mostrando o que vem ocorrendo com ela. Estão furtando-a aos pedaços, como se a edificação tão linda, fosse uma sucata de uma indústria falida, sem dono e abandonada. Cadê as autoridades? E os órgãos de segurança? Cada dia tiram mais um pedacinho… E ninguém faz nada!
Vejam o vídeo que começou a circular esta semana, nas redes sociais. Pode ser que, assim, alguém se lembre dela.
Leia também:
Turista, placa apagada e boi voador
Pontes restauradas e Giratória que não gira
Pontes passam por restauração
Pontes ainda vão esperar por reparos
Recife: pontes e “fontes de miséria”
Recife com Nassau, pontes e jornal
Ponte restaurada e giratória que não gira
MeninXs na Rua foram pelo Rio
Colorido degradê na Ponte do Pina
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Andréa Rego Barros / Divulgação / PCR