Ponte da Boa Vista pede socorro

Da outra vez foi assim. Todo mundo falava, os jornais recebiam cartas dos leitores pedindo providências, mas ninguém fazia nada. Foi então que alguém teve a feliz ideia de pegar um barco e fazer um vídeo mostrando o quanto estavam detonadas as pontes do Recife: colunas de sustentação rachadas, revestimento com total desgaste, deixando ferragens expostas e enferrujadas, sujeitas a maior ataque da maresia. Vídeo e fotos viralizaram nas redes sociais. Diante do clamor, no mesmo dia, a Emlurb anunciou que tomaria as providências devidas. Finalmente, as obras foram iniciadas no mês de março. Agora é a Ponte da Boa Vista que é alvo de pedido de socorro, nas redes sociais. Vídeo nesse sentido está rolando desde a semana passada.

Na última semana de outubro, o Prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB),vistoriou os serviços das pontes da Torre e do Derby, e garantiu que até março de 2020, o trabalho será concluído. Na Torre, as obras avançaram 30 por cento, enquanto  a do Derby está mais adiantada: 45 por cento da obra. Como as duas são semelhantes, enfrentam os mesmos tipos de reparos: recuperação de estruturas, revestimento da parte inferior, segundo informa a Emlurb.

“As duas passam pelo mesmo processo de recuperação, já que apresentam características geométricas, estruturais e patológicas semelhantes”, informa a Emlurb.  Explica, ainda, que elas têm o mesmo comprimento: 120 metros de vão central. Juntas, estão ganhando investimentos no valor de R$ 11 milhões. A próxima ponte a ser trabalhada, dentro do Programa de Recuperação das Pontes do Recife é a Motocolombó. A licitação está em fase final. Ainda neste ano será lançada a licitação para a restauração da ponte Princesa Isabel.  E está em andamento o processo licitatório para elaboração de projeto para o viaduto/ponte de Joana Bezerra, ponte Giratória (que não gira mais). e Joaquim Cardoso.

Tudo bem. E por que não a Ponte da Boa Vista, que está caindo aos pedaços e que faz parte do patrimônio histórico e afetivo do Recife? Há alguns dias, começou a circular nas redes sociais um vídeo mostrando o que vem ocorrendo com ela. Estão furtando-a aos pedaços, como se a edificação tão linda, fosse uma sucata de uma indústria falida, sem dono e abandonada. Cadê as autoridades? E os órgãos de segurança? Cada dia tiram mais um pedacinho… E ninguém faz nada!

Vejam o vídeo que começou a circular esta semana, nas redes sociais. Pode ser que, assim, alguém se lembre dela.

 

Leia também:
Turista, placa apagada e boi voador
Pontes restauradas e Giratória que não gira
Pontes passam por restauração 

Pontes ainda vão esperar por reparos
Recife: pontes e “fontes de miséria” 
Recife com Nassau, pontes e jornal 
Ponte restaurada e giratória que não gira 
MeninXs na Rua foram pelo Rio
Colorido degradê na Ponte do Pina

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Andréa Rego Barros / Divulgação / PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.