Circuito dos baobás na Bobociclismo

Esses Doutores da Alegria  são uma graça. Além de quebrar o ambiente sombrio dos hospitais, distribuindo alegria aos pacientes, eles também costumam frequentar os palcos e até as ruas. No próximo domingo (29),  fazem a sexta edição do Bobociclismo – O passeio ciclístico mais bobo do mundo pela manhã. E à tarde, encerram a Mostra Transborda do Sesc, no Teatro Marco Camarotti, que fica no bairro de Santo Amaro. Qualquer pessoa pode participar do passeio ciclístico que, desta vez, percorrerá o Circuito dos Baobás.

O encontro do Bobociclismo será a partir das 8h30, em frente ao Econúcleo do Parque da Jaqueira, onde haverá um alongamento de palhaços e “a menor corrida em câmera lentado do mundo”. Depois, os palhaços, crianças e adultos vão seguir o percurso saindo do Parque rumo ao Jardim do Baobá, de onde seguem para o Centro (via Rua do Riachuelo), chegam na Praça da República (onde fica o baobá mais famoso do Recife), de onde seguem para Praça Chora Menino, voltando – em seguida – ao Parque da Jaqueira. No mesmo dia, os Doutores da Alegria sobem ao palco. Dessa vez no Teatro Marco Camarotti, onde encerram a Mostra Transborda, com a apresentação Doutores da Alegria em Cenas Curtas. Eles mostram cenas do cotidiano hospitalar, encontros vivenciados entre besteirologistas e crianças. O evento é gratuito e aberto ao público.

No último sábado, os Doutores divertiram uma boa plateia, no auditório da Biblioteca Pública de Pernambuco, no bairro de Santo Amaro, quando mostraram a ação Conta Causos, através do qual relatam e encenam histórias reais que vivenciam durante as visitas que realizam aos hospitais. A apresentação teve intérpretes de Libras e audiodescrição. O #OxeRecife esteve lá, ouvindo a contação, toda baseada em cenas, diálogos e reações com que se defrontam nos hospitais.

“São histórias engraçadas, emocionantes ou até um pouco tristes, mas que revelam o nosso trabalho, a delicadeza e a disponibilidade do palhaço no encontro com o paciente, o acompanhante, o profissional de saúde”, comenta Arilson Lopes, coordenador artístico da unidade Recife do Doutores da Alegria.  Na Conta Causos, os atores encenaram as histórias de cara limpa e não como palhaços. A entrada no Conta Causos foi gratuita, mas ong  Doutores da Alegria incentivou o público a doar livros de literatura para infância e juventude para ampliação do acervo da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco.

Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e reforça a cultura como um direito de todos. O trabalho da associação Doutores da Alegria, gratuito para os hospitais, é mantido por doações de empresas e de pessoas físicas, tanto por recursos próprios quanto por recursos advindos por meio das leis de incentivo fiscal. Os recursos das contribuições permitem a continuidade e a expansão das atividades e da estrutura do grupo, a realização de atividades de formação, oficinas e o aprimoramento técnico dos artistas. Quem quiser ajudar o trabalho da associação Doutores da Alegria pode entrar no site www.doutoresdaalegria.org.br e em facebook.com/doutores.

Leia também:
Saia de bike com os Doutores da  Alegria 
Colabore com os Doutores da Alegria
Doutores da Alegria contam causos 
Os quinze anos dos Doutores da Alegria
O semeador de baobás 

Veja o vídeo do Boboclismo  de 2018 dos Doutores da Alegria:

Serviço
Bobociclismo
29 de setembro, domingo, às 8h30
Concentração no Parque da Jaqueira
Circuito dos Baobás
Participação gratuita

Doutores da Alegria em Cenas Curtas
29 de setembro, domingo, às 16h
Teatro Marco Camarotti / SESC Santo Amaro
Rua Treze de Maio, 455
Entrada gratuita

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife 
Foto e vídeo: Doutores de Alegria /Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.